PCT Guamá e Sebrae tratam sobre Laboratório de Tecnologia de Mobiliário

adminNotícias0 Comments

 

 

PCT Guamá e Sebrae tratam sobre Laboratório de Tecnologia de Mobiliário

 

O alinhamento de informações sobre os próximos passos institucionais e jurídicos destinados à implantação do Centro de Inovação, Tecnologia e Qualidade no Mobiliário no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e o convite para participar da Rede de Serviços Tecnológicos (RST) pautaram a reunião entre o diretor-presidente do Parque, Antônio Abelém; o diretor da RST, Alexandre Guerra de Araújo e o diretor-superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), Vilson Schuber, na última quarta-feira (29/2), no PCT Guamá.

O Centro de Inovação, Tecnologia e Qualidade no Mobiliário é um projeto de cooperação técnica internacional com a região de Marche – Itália, que envolve o Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis (Cosmob), a RST, o Sebrae-PA e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  O encontro estreitou uma parceria, que foi iniciada com o Cosmob em setembro de 2011, para a viabilização deste Centro no Espaço de Inovação do Parque.

Fomento – A RST é um projeto de cooperação internacional para o desenvolvimento da cadeia produtiva de madeira e móveis na região amazônica do Brasil, realizado em conjunto pelo Sebrae, BID e Cosmob. Esta rede envolve 21 parceiros, entre empresas, instituições nacionais e internacionais, fundações, universidades, centros de pesquisa e representações empresariais e setoriais. Juntas, elas atendem cerca de 250 micro e pequenas empresas nos estados do Pará e Amazonas.

A implantação do Centro no PCT Guamá contará com a parceria do Cosmob na transferência de tecnologia junto aos pesquisadores da região. Este Centro prestará serviços laboratoriais de aferição e certificação da qualidade do mobiliário de empresas e visa impulsionar este setor na Amazônia.  “O PCT Guamá está aberto a receber este laboratório, pois consideramos estratégico adquirir know-how sobre tecnologias neste setor, para fortalecê-lo e garantir mais competitividade às empresas da região que trabalham nesta área”, comentou Antônio Abelém.

Para  Vilson Schuber, a parceria com o PCT Guamá vem ao encontro das aspirações do Sebrae-PA nas áreas de inovação e tecnologia dentro da RST. “Nosso objetivo é incentivar e trazer demandas nestes setores para serem resolvidas aqui (PCT Guamá), valorizando o conhecimento que é produzido na Amazônia e contribuindo para gerar uma demanda operacional às pesquisas desenvolvidas na região. Aproveitamos para convidar o PCT Guamá a participar da RST, que, atualmente, tem como pauta principal a implantação do Centro”, assinalou.

Trajetória – O PCT Guamá  tem gestão da Fundação Guamá, por meio de parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Banco Nacional de Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A rede dos parceiros do PCT Guamá envolve a Embrapa Amazônia Oriental, o Sebrae-PA, a Universidade Estadual do Pará (Uepa) e o Museu Paraense Emílio Goeldi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *