Empreendedorismo e inovação são temas de reunião entre PCT Guamá, Sebrae Pará e Sectet

adminNotícias0 Comments

 



O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (6), na sede do PCT Guamá, para dialogar sobre a construção de uma parceria entre as instituições visando estimular ações integradas que fomentem o empreendedorismo e a inovação entre as micro e pequenas empresas no Pará.

 

A reunião contou com a presença do titular da Sectet, Alex Fiuza de Melo, além dos técnicos e dirigentes Ana Paula Vieira, Isaías Barbosa e João Paulo Pinho; do diretor-presidente e do diretor administrativo financeiro do PCT Guamá, Antônio Abelém e Márcio Pereira; e do diretor-superintendente do Sebrae Pará, Fabrizio Guaglianone.

 

O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, abriu o diálogo apresentando a estrutura e as frentes de trabalho desenvolvidas pelo PCT Guamá, destacando as possíveis linhas de parcerias entre a instituição e o Sebrae Pará. “O PCT Guamá não foi pensado para ser somente um polo de concentração industrial, mas um ambiente de inovação que agregue serviços e ofereça soluções voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo inovador. Neste sentido, consideramos estratégica a parceria com o Sebrae Pará. O nosso intuito é realizar ações em parceria, principalmente com o SebraeTec, braço do Sebrae que oferece serviços especializados para implementar soluções em sete áreas de conhecimento da inovação. Esta frente de trabalho vai atender diretamente as demandas dos empreendedores que irão circular no Espaço Inovação, unidade com inauguração prevista para o final deste semestre. Neste espaço teremos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de empresas e empreendimentos de pequeno e médio porte”, declarou.


O secretário Alex Fiuza de Melo destacou a localização estratégica como um dos principais atrativos do Parque. “O PCT Guamá é um excelente ponto de convergência, pois está próximo a instituições de referência em pesquisa e desenvolvimento. Isto possibilita uma sinergia entre o setor produtivo e a academia, resultando em impactos positivos para os negócios paraenses. O nosso objetivo é estimular uma cultura de cooperação que fomente a ciência, a tecnologia e a inovação no estado do Pará”, afirmou.


O diretor-superintendente do Sebrae Pará, Fabrizio Guaglianone, avaliou a reunião positivamente. “A partir deste ponto vamos canalizar as demandas de forma articulada e desenvolver uma agenda de trabalho para atender as demandas dos grupos que frequentam o parque, além de fortalecer o escopo de influência das instituições envolvidas ”, pontuou.

 

 

Rede – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a Universidade Federal do Pará (UFPa) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

 

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, do Programa  Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.


 

Texto: Juliane Frazão – Ascom PCT Guamá

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *