Lançada temática do Seminário Anprotec Belém 2014

adminSem categoria0 Comments


A temática Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados, que vai pontuar a edição 2014 do Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, que será realizado em Belém (PA), foi lançada na última quarta-feira (4/12) durante a reunião de balanço das atividades de 2013 dos associados da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em Brasília (DF).

O tema envolverá questões como novas possibilidades de parcerias de norte a sul do Brasil em pautas como a rica variedade de biomas e a diversidade social, cultural e econômica, a necessidade de mais competividade para as micro, pequenas e médias empresas, de maior aproximação do setor privado (grandes empresas e investidores), visando a geração de mais renda e negócios. O evento ocorrerá sob organização nacional da Anprotec e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Brasil (Sebrae) e organização local do PCT Guamá e da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) no período de 22 a 26 de setembro de 2014 no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Avaliação – Avaliar os resultados de 2013 e apontar desafios futuros também marcaram os trabalhos da reunião de planejamento. Entre os convidados estavam os associados da Anprotec e representantes de diversas instituições parceiras da associação, tais como Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Agência Nacional da Inovação (Finep) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). “É com muita satisfação que a Anprotec recebe seus associados e parceiros para avaliar o ano que passou e fortalecer relacionamentos que certamente nos ajudarão a atingir nossos objetivos em 2014”, afirmou a presidente da Associação, Francilene Garcia.

A presidente relatou algumas das atividades desenvolvidas pela Anprotec em 2013, destacando o sucesso do XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizado juntamente com a 30a Conferência Munidal da IASP, a plataforma Land2Land, desenvolvida em parceria com a Apex Brasill para ampliar a internacionalização de empresas brasileiras e atrair empreendimentos estrangeiros aos ambientes de inovação do país.

Outros projetos apresentados foram o Cerne e a Matriz Educacional, ambos desenvolvidos em parceria com o Sebrae. O gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Ênio Duarte Pinto, elogiou as iniciativas e destacou a ampliação da parceria entre as duas instituições. “Essa parceria, cada vez mais sólida, permite o desenvolvimento de ações mais efetivas em favor de micro e pequenas empresas inovadoras brasileiras”, destacou.

O secretário de inovação do MDIC, Nelson Fujimoto, também destacou os investimentos realizados em inovação e programas de grande importância para o setor, lançados em 2013: o Pronatec Brasil Maior, que deve qualificar até 250 mil trabalhadores em áreas consideradas prioritárias, e o Inovativa Brasil, criado para capacitar e fortalecer startups para ingressarem no mercado, ampliando a relação do MDIC com o movimento. “Para isso, contamos com o apoio da Anprotec, dos parques e incubadoras. Pretendemos capacitar nossos parceiros para formar um número cada vez maior de startups qualificadas, que possam se graduar e ter um plano de negócios viável para receber investimentos”, explicou.

Recursos – Encerrando as mensagens dos parceiros, o secretário executivo do MCTI, Luiz Antônio Elias, citou o orçamento do MCTI em 2013, de R$12 bilhões, que, segundo ele, permitiu reconhecer a importância dos parques e incubadoras, além de ampliar as relações entre governo, indústria e academia. O secretário defendeu a importância dos parques tecnológicos para ampliar a capacidade de inovação, de desenvolvimento regional e de formação de recursos humanos qualificados, aproveitando para anunciar o aporte adicional ao edital de parques tecnológicos, lançado pela Finep em julho deste ano. “Destinaremos mais R$ 20 milhões à consolidação desses ambientes no Brasil. Esperamos que em 2014 parques e incubadoras sejam ainda mais representativos para a sociedade, reduzindo dificuldades e brechas tecnológicas, a favor do futuro do Brasil”, destacou.

A presidente da Anprotec agradeceu ao MCTI pelo novo aporte de recursos. “Isso demonstra o amadurecimento do movimento, que está com ambientes de inovação mais fortalecidos e com a classe empresarial mais atenta a recursos e demandas da sociedade”, concluiu.

Texto: Solange Campos com informações da ASCOM-Anprotec.

Foto: Rui Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *