XXIV Seminário Nacional fortalece o movimento de empreendedorismo inovador no Brasil

adminSem categoria0 Comments


XXIV Seminário Nacional fortalece o movimento de empreendedorismo inovador no Brasil

Depois de cinco dias de atividades, o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas chegou ao fim, com dois marcos. Pela primeira vez na história dos eventos, estiveram presentes representantes de todas as unidades federativas do Brasil. Além disso, o público de 927 inscritos comprovou o crescimento do movimento do empreendedorismo inovador no país. “Tenho certeza de que saímos de Belém ainda mais motivados para retornar a nossas regiões, a nossos ambientes, e seguir trabalhando para transformar nosso país por meio do empreendedorismo e da inovação”, afirma a presidente da Anprotec, Francilene Garcia.

O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, destacou a qualidade técnica da programação, que envolveu diversos públicos do movimento de empreendedorismo inovador.  “O evento foi bastante positivo em capacitações que envolveram gestores, técnicos, empreendedores de startups e muito forte em network e compartilhamento de experiências entre pesquisadores do Brasil e da Europa”, declarou.

Com o tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados”, a programação incluiu sete minicursos, uma mesa redonda, cinco sessões plenárias e o Fórum Sebrae de Inovação. A aproximação com parceiros também marcou a programação, com a realização do Fórum Abvcap & Anprotec e de diversas atividades relacionadas ao B.BICE+ – um projeto de cooperação técnica entre Brasil e países membros da União Europeia.

As sessões interativas abriram espaço para a troca de experiências entre gestores de incubadoras, dirigentes de parques tecnológicos e empreendedores, com a apresentação de artigos completos, curtos e boas práticas de empresas aprovados na Chamada de Trabalhos. Ao todo, foram 73 trabalhos apresentados em 12 sessões técnicas paralelas, uma pitch session e um fórum interativo.

Para o fundador da empresa Saldo Coletivo, Bruno Santos, de 29 anos, o seminário veio na hora certa. “Há dois meses trabalhamos intensamente em um novo produto, que será lançado no mês que vem. Durante o seminário conseguimos um parceiro e um cliente, além  do aprendizado e de muitos feedbacks positivos de potenciais investidores”, conta. A ideia do empresário consiste em uma plataforma online que auxilia credores a renegociarem valores com clientes em atraso, batizada de “Renegocie.me”.

O XXII Workshop Anprotec antecedeu a abertura oficial do Seminário e contou com cerca de  400 participantes nas discussões sobre estruturação e operação de parques tecnológicos e cross-inovation para incubadoras.

A próxima edição do evento será realizada em Cuiabá (MT) entre os dias 19 e 23 de outubro de 2015.

Seminário Nacional – O XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Sebrae, teve a organização local da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti), pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). O evento também tem parceria local do Serviço Nacional da Indústria no Pará (Senai-PA); Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Banco da Amazônia, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa); Eletrobras-Eletronorte; Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Banco do Estado do Pará (Banpará), Fundação Amazônia Paraense de Amaparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e apoio institucional da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) , Comunidade Açaí Valley e Prodepa.

Texto: ASCOM-Anprotec e PCT Guamá.

Foto: Roberto Ribeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *