Impulso ao interesse estrangeiro em parques tecnológicos do Brasil

adminNotícias0 Comments

 

Impulso ao interesse estrangeiro em parques tecnológicos do Brasil

A inovação nos parques tecnológicos e centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros foi o foco da palestra proferida por Ronaldo Tadeu Pena, diretor da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e diretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), na programação que a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) promoveu durante o CeBIT 2012, maior evento mundial de Tecnologia da Informação e Comunicação TI, realizado no mês de março em Hannover, na Alemanha.

Na ocasião, a Anprotec participou do seminário “Invest in Brazil – Opportunities for Innovation” (Tech Parks and R&D Centers), que contou com 60 convidados estrangeiros e discutiu a estratégia do Brasil para inovação e oportunidades para quem pretende investir no país. Para o professor Roberto Moschetta, diretor do TechnoPuc (Parque Tecnológico do Rio Grande do Sul), a participação brasileira foi muito positiva e a apresentação coletiva dos parques tecnológicos contribuiu para reforçar a oferta de investimentos junto às empresas estrangeiras. “O estande coletivo mostrou a força dos parques tecnológicos brasileiros. Era possível ter uma visão global com a presença de diversas regiões do país”, afirma Moschetta.

Segundo o professor, as relações estabelecidas durante o CeBIT 2012 foram relevantes. “O estande funcionava como um ponto de encontro. Circulando pelo evento, tivemos a oportunidade de apresentar melhor os parques tecnológicos nacionais”, conta o professor Moschetta. Ainda segundo o professor, os parques tecnológicos podem ser parceiros importantes de empresas estrangeiras que desejam investir no país. Para ele, o conhecimento sobre o mercado brasileiro e o ambiente de inovação dos parques tecnológicos do Brasil são pontos fortes para fomentar a entrada de empreendimentos estrangeiros no país.

O professor Márcio Roberto Carmo Pereira, diretor administrativo financeiro da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, de Belém (PA), destaca a importância do evento para a instituição. “Nosso parque tem apenas dois anos e este foi o primeiro evento internacional do qual participamos. Além disso, o CeBIT trata de áreas estratégicas para nós. Fizemos contatos com parques tecnológicos de vários países como Polônia e instituições de pesquisa do Cazaquistão e França, por exemplo. A partir desses contatos, devemos firmar acordos de parcerias não só nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, mas também no setor de energia”, conta o professor.

Para Francisco Saboya, diretor presidente do Porto Digital, Parque Tecnológico de Pernambuco, a participação do complexo no CeBIT 2012 é importante para conhecer e ter acesso à novas tecnologias e suas gerações, manter contato com outros institutos de desenvolvimento, parques tecnológico e possíveis investidores e integrar-se à comitiva brasileira no ano em que o país foi parceiro da feira. “Fizemos contatos com instituições de outros países, como a própria Alemanha, que podem vir a desdobrar-se em parcerias. O evento foi muito positivo e para podermos sempre potencializar as ações em feiras desse porte, é importante haver sempre um planejamento prévio de ações”, afirma o diretor.

Daniel Rosa, gerente de negócios da Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), o momento de participação dos parques tecnológicos brasileiros no CeBIT não poderia ser melhor por conta do interesse de empresas estrangeiras em iniciar ou consolidar iniciativas no Brasil. Para ele, a presença dos complexos no evento foi de grande relevância para intensificar a atração dessas companhias e investimentos âncoras no país. “O CeBIT ajudou a consolidar parcerias em andamento, promoveu excelentes contatos com empresas, governos e outras instituições. Além de ampliar a divulgação da Certi e seus projetos inovadores”, afirma Daniel.

Parceiro do CeBIT 2012, o Brasil esteve presente em seis pavilhões do evento. A iniciativa teve o apoio do Governo Federal e contou com a presença da presidente Dilma Roussef, que abriu o evento ao lado da chanceler alemã Angela Merkel,  de Marco Antônio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, entre outros. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Anprotec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *