Oportunidades em biotecnologia na rede do PCT Guamá

adminSem categoria0 Comments

 

Oportunidades em biotecnologia na rede do PCT Guamá


As oportunidades de carreira e de negócios na área de biotecnologia na rede do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) foram apresentadas pelo diretor-presidente deste ambiente de inovação, Antônio Abelém, em palestra aos mestrandos e doutorandos de Biotecnologia  na manhã desta quarta-feira no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon).

A palestra compõe uma das atividades de extensão da disciplina Bionegócios, ministrada pela professora doutora e pesquisadora Christelle Herman, da Faculdade de Biotecnologia/ Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). “O objetivo foi apresentá-los as iniciativas do PCT Guamá no contexto do empreendedorismo da região amazônica, principalmente o Pará”, comentou.

O diretor-presidente do PCT Guamá destacou o pioneirismo do parque tecnológico na região norte e as possibilidades de inserção dos pesquisadores qualificados em empresas de base tecnológica em fase de implantação no parque paraense. “Além das oportunidades profissionais viabilizadas pelo PCT Guamá, também oferecemos serviços para dinamizar este ambiente de inovação como capacitações na área de empreendedorismo inovador e ferramentas de apoio à interface entre pesquisador e mercado como é o caso da rede social I Conect, voltada para intermediar relacionamento entre academia e setor produtivo; e a unidade de negócios PCT Business, que vai dar suporte a empreendedores iniciantes interessados em participar da rede do PCT Guamá”, relatou Abelém.

Para o estudante de doutorado Diogo Marinho, o PCT Guamá é uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento sustentável da região. “Espero que contribua para a fixação local de profissionais da área de biotecnologia”, comentou. Na opinião do mestrando Luiz Fabrício Soares, ter um parque tecnológico em operação na capital paraense é a ponte que faltava para motivar a permanência de mais profissionais qualificados no campo da biotecnologia. “É uma ação que entusiasma quem está em processo de qualificação, porque faz um link mais direto com o mercado, permitindo que pesquisadores e estudantes em formação conheçam as boas oportunidades profissionais em nossa região”, mencionou.

Parceiros – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Programa Redes, da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *