Governador Simão Jatene visita as obras do PCT do Guamá

adminSem categoria0 Comments

Governador Simão Jatene visita as obras do PCT do Guamá

Acompanhado pelos secretários de Infraestrutura, Vilmos Grunvald, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Fiúza de Mello, o governador Simão Jatene visitou, pela primeira vez, na tarde da última segunda-feira (17), as obras do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá), o primeiro em operação na região Norte. O empreendimento – fruto de uma parceria entre órgãos federais e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – tem investimento total de R$ 80 milhões e mais de 90% das obras de infraestrutura física já concluídas.

 

Depois de vistoriar as obras do primeiro Instituto Tecnológico da Vale (ITV) no País – uma das entidades que já estão se instalando no local –, o governador se dirigiu para uma reunião no prédio do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), primeiro centro de eficiência energética implantado na região Norte, onde foi recebido por diretores do PCT Guamá e da Secti.

 

Na ocasião, o diretor-presidente da Fundação Guamá, entidade que gerencia o PCT Guamá, Antônio Abelém, fez uma apresentação sobre o parque para o governador. Segundo ele, hoje, em todo o país, cerca de 90 empreendimentos dessa natureza estão sendo construídos, dos quais apenas 30 já estão em operação, entre os quais o PCT Guamá. “Temos recebido a visita de gente de outros Estados do país, interessada em ver como o nosso parque está sendo organizado, ou seja, estamos na ponta, já somos referência para outros Estados”, destacou.

 

Para ele, a visita do governador representou um marco na história do parque, que tem potencial para contribuir decisivamente para a mudança do modelo de desenvolvimento econômico do Estado. “É o reconhecimento de uma iniciativa com perspectivas extremamente promissoras. As empresas que aqui se instalarem vão encontrar um ambiente de inovação, onde, certamente, haverá grandes condições de se desenvolver com competitividade, gerando emprego e renda e ajudando a mudar a cara da economia do nosso Estado”, completou.

 

Em seguida, foi a vez de o diretor-presidente da Fundação Amazônia Paraense, antiga Fapespa (Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará), Mário Ramos, expor para o governador Simão Jatene estudos que mostram a importância do investimento em ciência e tecnologia para o desenvolvimento de uma nação.

 

 O valor do conhecimento

 

O governador Simão Jatene parabenizou os envolvidos pelo trabalho e se colocou à disposição para ajudar no que for preciso para o desenvolvimento do parque. “Tenho dito que precisamos fazer uma tripla revolução neste Estado. E um dos pilares dessa revolução é o conhecimento. Estou convencido de que se não formos capazes de fazer essa revolução pelo conhecimento, não vamos conseguir avançar na redução da pobreza e da desigualdade nesse Estado”, ressaltou, acrescentado a importância de divulgar o PCT Guamá por todo o Pará: “A nossa TV Cultura agora está com o sinal digital e pode ser uma importante ferramenta para ajudar, pois a sociedade precisa se apropriar desse projeto”.

 

 Um parque tecnológico, em geral, se caracteriza pela presença de instituições de ensino – geralmente universidades públicas –, incubadoras de negócios, centros de pesquisa, laboratórios e grandes empresas, referências em sua área de atuação, as chamadas empresas-âncoras. O maior exemplo é o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), sede de empresas como Google, Facebook, Intel, IBM e Apple.

 

 No caso do PCT Guamá, além do Instituto Tecnológico Vale (ITV), já estão implantados ou estão em fase de implantação no local órgãos como o Centro Regional da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (CRA/Inpe); o Laboratório de Sistemas Embarcados (Lasse), da Universidade Federal do Pará (UFPA); o Laboratório de Qualidade do Leite da Região Norte (LQL/Norte), vinculado à Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), entre outros.

 

 

Texto: Elck Oliveira – Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *