Cooperação técnica pela promoção da competitividade de empresas locais

adminSem categoria0 Comments


Cooperação técnica pela promoção da competitividade de empresas locais 

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), de Belém (PA), será um dos parceiros na região norte do Centro Internacional de Negócios do Pará/Federação das Indústrias do Estado do Pará (CIN/PA/FIEPA) no Projeto de Extensão Industrial Exportadoraa (PEIEX), que é desenvolvido em 12 cidades brasileiras pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o objetivo de estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas. Em reunião na tarde de terça-feira (18/6), gestores das três instituições iniciaram a interface para formalizar a parceria.

Por meio do PEIEX, que envolve uma equipe especializada de técnicos, as empresas passam por um processo de pesquisa, análise e diagnóstico, em que são identificados os pontos fortes e os pontos a serem aprimorados no negócio. A partir daí, recebem um relatório com orientações que vão desde a implantação de melhorias em questões gerenciais até ações relativas à informação e ao acesso a mercados.

Segundo Raul Tavares, gerente do CIN/PA, o PEIEX deve ser implantado no segundo semestre de 2013 em Belém (PA) e busca a parceria do PCT Guamá no apoio à identificação de empresas de base tecnológica que podem demandar o serviço e também potenciais prestadoras de inovações tecnológicas a serem demandadas pelas demais indústrias que devem participar do projeto. “O CIN/PA, desde 2008, trabalha em rede com os demais centros internacionais de negócios do Brasil, o que tem sido uma estratégia interessante para fortalecer a imagem do país em missões técnicas empresariais no exterior. A parceria com o PCT Guamá irá somar por conta da expertise na área de ciência, tecnologia e inovação”, relatou Tavares.

O coordenador do PEIEX, Tiago Terra, da Apex Brasil, mencionou que Belém será a primeira capital do norte do país a receber o projeto, que tem 10 anos de metodologia bem sucedida. “O diferencial deste trabalho é o diagnóstico de pesquisa, que identifica questões prioritárias para o desenvolvimento dos negócios e tem inovado por levar demandas conscientes para as empresas, que nem sempre terão soluções apenas com capital de giro e, sim, com o aprimoramento da gestão do negócio”, comentou Terra.   

O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, sinalizou positivamente com a parceria do parque paraense no desenvolvimento do PEIEX em Belém (PA). “Temos grande interesse em participar de iniciativas que promovem a competitividade e a inovação tecnológica nas empresas locais”, afirmou.

A reunião também foi acompanhada por Vera Lúcia Ferreira Lima, representante da Unidade de Promoção Apex-Brasil no Pará; e Marcelo Silva Filho, que integra a equipe do CIN/PA. O processo de implementação do PEIEX na capital paraense será conduzido pela Apex-Brasil com o apoio do CIN/PA, que formalizará o convênio de cooperação técnica com o PCT Guamá junto à FIEPA.

Rede – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

 

Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação do PCT Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *