Final regional norte do Desafio Brasil ocorrerá dia 23/10 no PCT Guamá

adminSem categoria0 Comments



                     Final regional norte do Desafio Brasil ocorrerá dia 23/10 no PCT Guamá

 

Pela primeira vez o Desafio Brasil, maior competição de startups do país, terá a final regional norte sediada em Belém (PA). Quatro empresas da região estão no páreo, que ocorrerá no dia 23/10, a partir das 9h, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), parceiro da iniciativa na região.

Das quatro startups, três são do Pará e uma de Manaus (AM), sendo que duas são empresas incubadas na Incubadora de Empresas da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), a Amazon Dreams e a Syanz Tecnologias de Automação. Também estão na disputa a Conatus Software (Amazonas – AM) e a Agrotecno – Tecnologia para o Agronegócio (Pará – PA).

“O PCT Guamá parabeniza as empresas selecionadas e as que participaram da competição no norte do Brasil, contribuindo para o fortalecimento do movimento de empreendedorismo inovador na região. O evento será aberto ao público de empreendedores interessados em conhecer a dinâmica desta estratégica iniciativa da Fundação Getúlio Vargas”, comenta Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.

Participação – Na plataforma online foram cadastradas 41 ideias e startups da região Norte, sendo que o Pará foi o estado com o maior número de participações com 13 startups e 11 ideias aceitas pelo Desafio; Manaus entrou com 7 startups e 4 ideias; Tocantins com 2 startups e 3 ideias e Roraima entrou com 1 ideia. 

Mentoria presencial- Para alinhar a versão final do sumário executivo e garantir uma apresentação dinâmica e atrativa a investidores, na véspera da final regional (22/10), os semifinalistas receberão mentoria presencial de consultores empresariais de instituições referências na região como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará(Sebrae-Pará), o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro de Estudos Superiores do Pará (Cesupa), o Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Pará (Conjove/PA), o Rede de Desenvolvimento de Fornecedores da Federação das Indústrias do Pará (Redes/Fiepa) e o Centro Internacional de Negócios da Fiepa (CIN/Fiepa).  

No dia 23/10 cinco jurados, formados por profissionais das áreas de empreendedorismo inovador, investimento e inovação tecnológica, escolherão um finalista para comparecer à final nacional, no mês de novembro, em São Paulo.

Inovação – O PCT Guamá tem o papel de estimular o empreendedorismo inovador e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e que sejam fortemente competitivos, visando contribuir com um modelo econômico orientado à inovação e ao desenvolvimento sustentável no Pará. Este parque tecnológico tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Sebrae-PA, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), do Programa Redes, da Fiepa e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

 

Texto: Solange Campos – ASCOM-PCT Guamá

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *