Mentoria presencial contribui para apresentações na Final Regional Norte do Desafio Brasil

adminSem categoria0 Comments



Mentoria presencial contribui para apresentações na Final Regional Norte do Desafio Brasil

Empreendedores das startups Agrotecno – Tecnologia para o Agronegócio (PA), Amazon Dreams (PA), Conatus Software (AM) e Syanz Tecnologias de Automação (PA) participaram, na manhã desta terça-feira (22/10), da etapa de mentoria presencial do Desafio Brasil 2013. A iniciativa compõe a Final Regional Norte da maior competição de empresas nascentes do país, que, pela primeira vez, será realizada em Belém (PA), nesta quarta-feira (23/10), a partir das 9h, no auditório do Ceamazon, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).

A mentoria presencial contou com a participação de experientes consultores das áreas de gestão empresarial, empreendedorismo inovador e tecnologia vinculados à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (PIEBT/Universitec/UFPA), ao Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), ao Conselho de Jovens Empresários de Belém-Pará, ao Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará, ao Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Seção Pará (Sebrae-PA) e à Vindi – Ideias e Inovação.

 

Para o empreendedor Rodrigo Bastos, da Agrotecno – Tecnologia para o Agronegócio, focada no aperfeiçoamento do padrãodaproduçãoagropecuáriaatravésdousodesoluções tecnológicas, a mentoria presencial contribuiu para prepará-lo para a condução da apresentação do seu negócio. “A mentoria foi de grande valia e atendeu minhas expectativas. Recebi orientações sobre a melhor forma de captar o interesse do júri e também de potenciais parceiros para o meu produto”, comenta Rodrigo.

 

 

Participar da mentoria também colaborou para esclarecer alguns pontos e aprimorar questões a serem consideradas na apresentação da startup Amazon Dreams (incubada no PIEBT-UFPA), segundo Fábio Moura, diretor de pesquisa e desenvolvimento da empresa, que desenvolve seu trabalho em três eixos: Processos de extração de compostos antioxidantes de espécies vegetais amazônicos; Processo de purificação de compostos antioxidantes; e Controle de qualidade dos processos e produtos desenvolvidos. “Foi muito interessante pela abordagem sobre a visão de futuro da startup e pela sugestão de valorizar uma apresentação visual do produto, entre outras considerações de aprimoramento”, declara Fábio.  

 


Fanny Barbosa, da área de marketing, está representando a Conatus, empresa de software que apresentará projeto que busca levar ao conhecimento do público informações ambientais, dicas e a localização de lojas que possuem produtos ecologicamente certificados e pontos de descarte de produtos tóxicos. Para a empreendedora, as mentorias foram uma oportunidade para potencializar o discurso para a banca do júri. “As consultorias ajudaram na modelagem do negócio, a ampliar meu mercado alvo e orientaram de maneira geral sobre os caminhos para buscar investimentos”, mencionou Fanny.

 


 

 

 


 

Para os empreendedores Humberto Leão, Thiego Nunes e João Loureiro, da Syanz – Tecnologia de Automação (empresa incubada no PIEBT-UFPA), a mentoria contribuiu para ampliar a visão de mercado do produto e para a condução da apresentação. “Ajudou a estruturar de maneira mais dinâmica e atrativa nossa apresentação, mostrando os benefícios do produto e o potencial mercado”, comentou Thiego. A Syanz possui como atividade fim ac riação e desenvolvimento de tecnologias de automação para dois segmentos:automação residencial e automação agrícola.

 


 

Dinâmica – Na Final Regional Norte do Desafio Brasil 2013, as startups vão se apresentar para uma banca de juízes formada por representantes das áreas de empreendedorismo inovador, investimentos, setor produtivo e inovação tecnológica. A empresa vencedora vai participar da Final Nacional do Desafio Brasil, que ocorrerá no dia 27 de novembro em São Paulo. Para o diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, a renovação da parceria com o Centro de Pesquisa em Venture Capital e Private Equity (GVcepe), da Fundação Getúlio Vargas para a realização do Desafio Brasil foi positiva, pois a edição deste ano envolveu mais empreendedores da região e os selecionados demonstram ter grandes chances de ganhar a competição nacional. “Esperamos aumentar esta participação a cada ano e confiamos no potencial das empresas selecionadas para disputar no mesmo nível técnico com as startups das demais cidades brasileiras”, declara.

 

Rede – O PCT Guamá tem o papel de estimular o empreendedorismo inovador e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e que sejam fortemente competitivos, visando contribuir com um modelo econômico orientado à inovação e ao desenvolvimento sustentável no Pará. Este parque tecnológico tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Sebrae-PA, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), do Programa Redes, da Fiepa e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

 

 

Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *