Amazon Dreams representará a região norte na Final Nacional do Desafio Brasil 2013

adminNotícias0 Comments

 

Amazon Dreams representará a região norte na Final Nacional do Desafio Brasil 2013


A startup Amazon Dreams (foto abaixo), residente na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará/PIEBT-Universitec-UFPA), vai representar a região norte na Final Nacional do Desafio Brasil 2013, maior competição de startups do Brasil. A empresa foi eleita por uma banca de juízes formada por representantes das áreas de empreendedorismo inovador, investimentos, inovação tecnológica e setor produtivo na manhã desta quarta-feira (23/10) durante a Final Regional Norte, realizada pela Fundação Getúlio Vargas e o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), de Belém (PA), parceiro operacional da disputa na região.


A Syanz – Tecnologia de Automação, também residente no PIEBT-Universitec-UFPA, conquistou o segundo lugar na competição; A Agrotecno – Tecnologia para o Agronegócio (PA), levou o terceiro lugar; e a Conatus Software (Amazonas – AM), conquistou o quarto lugar.  A banca de juízes foi formada por Amanda Lima (Pará Global Investimentos), Claudio Brito (Movimento Amazon Startups), Graça Ferraz (Rede Namor) e Marcel Souza (Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará).    

O resultado foi anunciado pelo diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, que parabenizou todas as participantes e colocou o parque tecnológico de Belém à disposição dos empreendedores de startups em iniciativas que possam contribuir para o aprimoramento e crescimento dos negócios apresentados. “É com entusiasmo que conhecemos aqui projetos de excelência técnica e com grande potencial de mercado como os apresentados. O PCT Guamá está de portas abertas para empreendimentos nesta linha e espera manter interface com vocês em outras iniciativas de empreendedorismo inovador na região”, comentou.

A startup Amazon Dreams foi representada pelos empreendedores Fábio Moura, diretor de pesquisa e desenvolvimento; e Afonso Ramoa, diretor executivo. A empresa desenvolve seu trabalho em três eixos: Processos de extração de compostos antioxidantes de espécies vegetais amazônicos; Processo de purificação de compostos antioxidantes; e Controle de qualidade dos processos e produtos desenvolvidos. “Foi muito positivo participar desta premiação. O diálogo com os mentores locais contribuiu para uma apresentação mais demonstrativa e atrativa e a interface com a banca de juízes também agregou mais conhecimento para preparar a apresentação para a etapa nacional”, comentou Fábio Moura.

 

Pioneirismo – Pela primeira vez, o Desafio Brasil teve a final regional norte sediada em Belém (PA). Na plataforma online foram cadastradas 41 ideias e startups da região Norte, sendo que o Pará foi o estado com o maior número de participações com 13 startups e 11 ideias aceitas pelo Desafio; Manaus entrou com 7 startups e 4 ideias; Tocantins com 2 startups e 3 ideias e Roraima entrou com 1 ideia. 

O PCT Guamá tem o papel de estimular o empreendedorismo inovador e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e que sejam fortemente competitivos, visando contribuir com um modelo econômico orientado à inovação e ao desenvolvimento sustentável no Pará. Este parque tecnológico tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

 

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Sebrae-PA, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), do  Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará, da Fiepa e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

 

Texto: Solange Campos – ASCOM-PCT Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *