Startup Weekend Belém premia três startups inovadoras

adminSem categoria0 Comments



       Startup Weekend Belém premia três startups inovadoras  


 InClub Severino e Melhor Preço (acima) foram as startups que conquistaram o público e o júri de renomados profissionais de empreendedorismo inovador na primeira edição do Startup Weekend Belém – #SWBelem (belem.startupweekend.org). Nos últimos dias 11, 12 e 13 de abril na capital  paraense aconteceu o primeiro evento Startup Weekend no Pará, e segundo na região Norte do Brasil, onde empreendedores trabalharam em 15 projetos finalistas. Além destes, 3 projetos premiados, outros 2 projetos com potencial para crowdfunding foram selecionados para serem assessorados pela equipe da Casa de Cultura Digital do Pará (https://www.facebook.com/Ccdpara) a buscarem financiamento coletivo de seus projetos: os projetos Chave Mestra e EsQueCel. Todos os finalistas ganharam apoio do coworking hub728.com.br para terem um espaço interativo de trabalho que os permita continuar desenvolvendo seus projetos. O grande vencedor ganhou o direito de ter uma vaga no Startup Alley do BRAPPS 2014, maior evento mobile da América Latina.

          O primeiro lugar do #SWBelem, InClub  (www.inclub.me), é uma  plataforma online que conecta e facilita a vida de pessoas com deficiência, seus familiares e amigos,  reúne e partilha informações sobre serviços inclusivos e especializados (escolas, médicos, clínicas, etc.). Alexandre Ramôa, idealizador da InClub afirma: “Participar do #SWBelem foi uma experiência nova e recompensadora para mim. Com uma dinâmica produtiva e bem estruturada, que envolveu a colaboração de mentores com amplas experiências em diferentes negócios, conseguimos focar melhor o negócio, que passou a ter um norte mais claro, principalmente em relação a melhor plataforma para implementá-lo. Agora, estamos articulando para aprimorar mais a ferramenta e representá-la no BRAPPS 2014.”

A Severino (http://www.severino-solucoes.co/), segundo lugar do #SWBelem,  é uma plataforma Web e Mobile, onde as pessoas podem procurar profissionais liberais ligados a serviços elétricos, hidráulicos e de obras. Segundo Felipe Araújo, um dos idealizadores da Severino: “Tinha bastante expectativa com o evento pela possibilidade de network com a diversidade de pessoas que participam destas iniciativas. Minha expectativa foi superada pela qualidade da estrutura, as contribuições dos mentores e pela equipe complementar que montamos, com profissionais de desenvolvimento, mobile e da área de empreendedorismo e que foi fundamental para a execução da ideia que, neste final de semana, virou um negócio, porque conseguimos criar um site, um aplicativo, intermediamos 7 serviços e já tivemos lucro. Agora, vamos seguir em frente.”

O terceiro lugar do #SWBelem, a startup Melhor Preço (http://www.melhorpreco.co), é um website que indica lugares para comer perto e dentro do orçamento do usuário. Segundo Victoria Mutran, idealizadora do projeto: “Antes de começar o #SWBelem, meu maior receio era encontrar um time engajado. Quando montamos a equipe, fiquei muito feliz porque conseguimos criar um modelo de negócio que, neste final de semana, mostrou-se viável pelo positivo retorno do público que validamos nas visitas de campo. Saímos às ruas, e, em uma hora e meia, visitamos restaurantes e criamos uma lista com 20 estabelecimentos, que aprovaram o negócio. Depois, em meia hora, convidamos 24 pessoas, que mostraram-se interessadas conhecer estes espaços. Também criamos a página e a fan page do Melhor Preço, que, em menos de 2 horas, teve 100 curtidas. Paralelamente, fiz networks com mentores, que contribuíram para a qualidade do projeto. Por todos estes resultados, foi muito bom participar do evento e vamos trabalhar mais para levar o Melhor Preço adiante e criar o aplicativo que vai poder ajudar nossos usuários a encontrar ainda mais opções que caibam no seu bolso”.













O Startup Weekend, evento que envolve empreendedores em trabalhos intensos com o objetivo de transformar uma boa ideia de negócio numa startup viável, já aconteceu em mais de 400 cidades ao redor do globo. A primeira edição em Belém (acima) ocorreu em paralelo a outras 23 cidades espalhadas ao redor do mundo como nos Estados Unidos, Europa, Índia e, no Brasil, em Curitiba (PR) e Recife (PE).

 Em Belém, o evento foi organizado pelos empreendedores locais Adailton Lima (Fundador da startup Rota Urbana –www.rotaurbana.net.br; Bruno Santos (fundador da startup Saldo Coletivo – saldocoletivo.com.br ); Eduardo Guerra, Marcelo Malcher e Marcell Almeida. O evento também teve co-organização institucional do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), patrocínio da Empresa do Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), do Banco do Brasil Tecnologia e Serviços  e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA).

  

Texto: Solange Campos (ASCOM-PCT Guamá) e Adailton Lima (SWBelém)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *