Chamada para projeto de cooperação Brasil-Alemanha

adminSem categoria0 Comments

Chamada para projeto de cooperação Brasil-Alemanha



 

Seguem abertas até 30 de outubro de 2016 as inscrições para participar da 1ª Chamada para Apresentação de Projetos de cooperação em pesquisa e desenvolvimento entre empresas brasileiras e alemãs. A chamada busca propostas que resultem no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços direcionados ao mercado doméstico ou global. O projeto deverá demonstrar equilíbrio na participação dos parceiros industriais dos dois países, com complementaridade entre as empresas e contribuições de ambos os lados para a pesquisa.


A iniciativa prevê o financiamento de projetos conjuntos utilizando recursos do Programa Central de Inovação para Pequenas e Médias Empresas (ZIM Program), pelo lado alemão, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e outras agências governamentais de fomento, por parte do Brasil.


Com o objetivo de auxiliar empresas brasileiras a encontrarem parceiros para desenvolver projetos, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) lançou o Portal de Cooperação Internacional em Inovação. Empresas do Brasil e da Alemanha podem se cadastrar e buscar parceiros por setor de atuação, além de encontrar os documentos relevantes para submeter uma proposta de cooperação por meio deste portal.


Acordo de Cooperação 

 

 

A chamada é um resultado da Declaração Conjunta de Intenções, assinada em agosto de 2015, pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, e o vice-ministro alemão de Economia e Energia, Matthias Machnig, durante visita da Chanceler Angela Merkel à Brasília por ocasião das Consultas de Alto Nível Brasil-Alemanha.  A assinatura do documento ocorre dentro do Acordo-Quadro sobre Cooperação Científica e Tecnológica, assinado em 1996 pelos dois países e que estabelece a base legal para a cooperação entre esses países no campo da ciência, tecnologia e inovação.


 

Texto: Ascom Anprotec

 

Mais informações no site da Cooperação Internacional em Inovação.
*Com informações do Portal de Cooperação Internacional em Inovação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *