Estudantes paraenses são selecionados para evento internacional

adminSem categoria0 Comments

Estudantes paraenses são selecionados para evento internacional



Estudantes durante o U.S. Brasil Startup Connection, realizado em Belém no mês de março de 2016


 

O Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI), a Embaixada dos Estados Unidos e o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), anunciaram na tarde desta quarta-feira (1/6), os dois participantes do U.S. Brasil Startup Connection – Belém, programa de formação empreendedora realizado na capital paraense em março deste ano, selecionados para o Global Roundup da 3 Day Startup,  que será sediado em Austin, Texas (EUA), nos dias 8 a 10 de julho. Os estudantes terão as passagens e hospedagem custeadas pelo programa.

 

O U.S. Brasil Startup Connection é um programa de formação empreendedora que utiliza a metodologia da 3 Day Startup que, durante um final de semana intensivo, reúne jovens e mentores para estimular a criação de startups de base tecnológica. Em sua primeira edição, o programa foi realizado em Belém, no mês de março, e em Brasília, no mês de maio, atendendo aproximadamente 100 estudantes.

 

O processo de seleção foi acirrado e adotou critérios técnicos elevados. “Tentamos perceber os participantes mais engajados, com maior espírito inovador e empreendedor. A escolha foi muito difícil, o nível dos participantes, de modo geral, foi muito bom, o que dificultou bastante o nosso trabalho”, afirmou Paulo Henrique Albuquerque, gerente de marketing do Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI), uma das instituições que realizou a seleção dos alunos.

 

Em Belém, os dois participantes selecionados foram Lírian Said e Kelvin Maués, estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação, respectivamente, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante o evento, os dois trabalharam na equipe Ortoeco, ideia original desenvolvida por Lírian que consiste na fabricação de órteses do tipo HKAFO, que servem para auxiliar a marcha de crianças com paralisia cerebral. Por serem desenvolvidas à base de materiais renováveis, as órteses são mais leves, flexíveis e mais econômicas. “Atualmente, em Belém, o preço médio de uma órtese similar é de R$ 2.000,00, com as inovações do processo de produção da Ortoeco conseguiríamos oferecer o produto pela metade do preço”, informa a estudante Lírian Said.

 

Os participantes selecionados receberam a notícia com surpresa e euforia. “A ficha ainda não caiu, ter sido escolhido foi uma conquista pra mim porque pessoas maravilhosas e com ótimas ideias também estavam participando da ação. Realizar transformações que impactem de maneira positiva a vida das pessoas é uma das coisas que mais me motivam. Vou para o evento com vontade de encontrar pessoas diferentes e trabalhar bastante para realizar mudanças”, afirmou o estudante e empreendedor Kelvin Maués.

 

Sobre a 3 Day Startup (3DS)

 

Organização internacional sem fins lucrativos que tem o objetivo de estimular a cultura empreendedora em estudantes e profissionais nas universidades, corporações e instituições governamentais, através de um aprendizado pautado na imersão. Atualmente, a 3DS opera nos cinco continentes por meio de parcerias com 130 universidades em 27 países. Possui mais de 10.000 alumni que participaram do programa, sendo que 90 lançaram empresas que já arrecadaram mais de $ 90 milhões de investimentos e 34 foram aceitas em prestigiados programas de aceleração. O Global Roundup da 3DS é um encontro promovido anualmente que reúne estudantes, profissionais, investidores, mentores e palestrantes de diferentes países, oferecendo oportunidade de conhecimento, intercâmbio e networking.

 

Sobre o Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI)

 

O IBTI é uma organização social sem fins lucrativos que desenvolve projetos de alta complexidade, aliando especialidades e competências em diversos campos de atuação. Além disso, estimula o desenvolvimento tecnológico, o empreendedorismo e a formação de profissionais em áreas de conhecimento intensivo.

 

Sobre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

 

Construído em Belém, em uma área de 73 ha cedida UFPA e pela UFRA, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.  A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Sectet. O parque tecnológico abriga empreendimentos como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon); Laboratório de Alta Tensão.

 

O PCT Guamá conta também com o prédio Espaço Inovação, local que abriga seis laboratórios avançados de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA); Laboratório de Engenharia Biológica (EngeBio); Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados;  Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados (Lasse); Laboratório de Fitossanidade e Manejo; Laboratório de Instrumentação para Produtos Agroindustriais (Agroind); e também abrigará empresas e startups focadas em inovação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *