PCT Guamá participará do XXIII Seminário Nacional da Anprotec e a 30ª Conferência Mundial de Parques Científicos e Tecnológicos da IASP

adminSem categoria0 Comments

 


 

PCT Guamá participará do  XXIII Seminário Nacional da Anprotec 

e a 30ª Conferência Mundial de Parques Científicos e Tecnológicos da IASP


O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) participará, a partir da próxima segunda-feira (14/10) e até o dia 17/10, de um dos maiores eventos da área de ciência, tecnologia e empreendedorismo, o  XXIII Seminário Nacional da Anprotec e a 30ª Conferência Mundial de Parques Científicos e Tecnológicos da IASP, que reunirá gestores de parques científicos e de incubadoras, pesquisadores, empresários e gestores de políticas públicas no Porto Digital, em Recife (PE).

O tema este ano será “Parques Científicos Modelando Novas Cidades”. Entre os palestrantes confirmados estão o diretor do Institute for the Future (Vale do Silício/EUA), Anthony Townsend, e o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Plenárias, sessões paralelas, sessões técnicas e workshops aprofundarão a discussão de assuntos como a conexão entre as cidades e os parques científicos e tecnológicos, os modelos inovadores de negócios, as estratégias de localização e o gerenciamento de mudanças. “Nós esperamos proporcionar conceitos e ideias que ajudem nossas associações [IASP e Anprotec] a dar um salto à frente, pois o assunto que iremos discutir será a principal prioridade não só nas nossas mesas como administradores de parques científicos e tecnológicos, mas também nas mesas de vários responsáveis políticos com quem temos que lidar”, explica o presidente da IASP, Rick Weddle.

Na ocasião, o parque paraense estará com um estande divulgando as oportunidades do PCT Guamá e convidando o público a participar da edição do XXIV Seminário Nacional da Anprotec, que será realizado em Belém (PA) no período de 22 a 26 de setembro de 2014. “O evento deste ano será bastante proveitoso para atualizar conhecimento no setor e intercambiar iniciativas do Brasil e de outros países. Em 2014, esperamos compartilhar as experiências em inovações sustentáveis do movimento do empreendedorismo inovador, que está aquecido e crescente no mundo”, comenta Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.

A expectativa é de que o evento deste ano reúna cerca de 1,2 mil pessoas e sirva como propulsor do movimento de empreendedorismo inovador, trazendo para o debate temas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social.

A presidente da Anprotec, Francilene Garcia, considera que a programação conjunta gera excelentes oportunidades de troca de conhecimento entre entidades e profissionais de diferentes países. “Será um momento especial, pois estaremos tratando de um tema estratégico para o desenvolvimento de regiões inovadoras em nosso país. Além do tema central do evento, que certamente trará muitas ideias interessantes a partir de experiências de sucesso de várias partes do mundo, teremos a oportunidade de estabelecer novas conexões entre parques tecnológicos e empresas do Brasil e de outros 21 países”, completa.

Realizado pela IASP, Anprotec e Sebrae e organizado pelo Porto Digital, o evento é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTEC), apoiado pelo CNPq e conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife, do BNDES, Chesf, CNI, FINEP, ABDI e FACEPE.

Empreendedorismo – Em operação há 3 anos, o PCT Guamá já reúne 18 empreendimentos em ciclos distintos de desenvolvimento (projeto, construção, implantação, operação). O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro de Excelência em Eficiência Energética (CEAMAZON), a Parafarma, o Instituto Tecnológico Vale (ITV), dois laboratórios da Embrapa Amazônia Oriental, o Instituto SENAI de Inovação, um Centro de Acreditação do Imetropará, uma Escola Técnica Profissionalizante, um laboratório da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), seis laboratórios e dois centros de pesquisa e desenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA) compõem os residentes neste parque tecnológico.

 O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, Rede Namor, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Programa Redes, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa)

 

Serviço

Na última segunda-feira, dia 7 de outubro, terminou o período de inscrições pela internet. Quem ainda não realizou a inscrição, poderá se registrar presencialmente no evento, com cartão de crédito, de acordo com a disponibilidade de vagas.

 

 Texto: Solange Campos com informações da Assessoria de Comunicação da Anprotec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *