Apresentada edição 2013 do maior evento sobre parques tecnológicos da América Latina

adminNotícias0 Comments

 

O maior evento sobre incubadoras e parques tecnológicos da América Latina, a 30ª Conferência Mundial da IASP e XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, foi oficialmente apresentado hoje pelas entidades realizadoras, durante evento para a imprensa no Porto Digital, no Recife (PE), que será a sede do encontro, entre os dias 14 e 17 de outubro. Com organização conjunta de IASP, Anprotec, Sebrae e Porto Digital, a expectativa é que mais de 1,2 mil pessoas participem do evento, que contará com extensa programação – workshops, fóruns de inovação, plenárias internacionais, sessões temáticas – distribuída pelos ambientes do Porto Digital.

A experiência do Porto Digital na revitalização do centro antigo da capital pernambucana, inclusive, será um dos cases apresentados no evento que, a partir do tema “Parques tecnológicos modelando novas cidades”, propõe um debate sobre como os ambientes de inovação podem contribuir para melhorar as infraestruturas urbanas e impactar no desenvolvimento regional. O objetivo, com a escolha dessa temática, é estimular a reflexão sobre o que pode ser feito pelos ambientes de inovação para promover empresas e soluções que melhorem a vida nos centros urbanos – onde vive hoje mais da metade da população mundial.

“Entre erros e acertos as cidades foram criadas e representaram muitas oportunidades para a evolução humana. Nos últimos 50 anos, porém, elas colapsaram. Hoje, o Porto Digital é uma referência: urbano, aberto, um pedaço da cidade escolhido para ser um habitat de inovação. Isso dá competitividade para atrair empresas. O Recife aqui nasceu, viveu períodos ruins de decadência e agora se transformou”, ressaltou Francisco Saboya, presidente do parque tecnológico.

Para Francilene Garcia, presidente da Anprotec, o exemplo de como os ambientes de inovação podem se desenvolver é um ponto de partida para o que deve ser discutido e priorizado nas próximas décadas. “Precisamos levar a outro momento o desenvolvimento de parques no país, entendendo a sua complexidade do desenvolvimento dessas regiões e interferir e influenciar nessas ações”.

Nos primeiros meses de inscrições abertas, mais de 600 pessoas de 46 países garantiram lugar no evento. Parceiro da Anprotec há mais de 20 anos, o Sebrae espera uma forte participação de empreendedores durante o encontro. “O Sebrae tem foco nas empresas e pretende levar as empresas que estão nos parques para esta discussão. O tema escolhido para o evento é de importância, tem seriedade. Está na hora de olhar para cidades de forma integrada”, ressalta Gláucia Zoldan, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae.

A escolha do Brasil como sede da Conferência da IASP após 18 anos – a última vez que o país recebeu o evento foi em 1995 – foi saudada pelo argentino Estebán Cassim, presidente da IASP para a América Latina. “O movimento do empreendedorismo evoluiu muito no Brasil e isso se deve aos parceiros, apoiadores, empreendedores, os parques. A Anprotec é um modelo mundial, não só latino americano, e o Porto Digital também é uma referência. A América Latina não tem a mesma desenvoltura, o crescimento que tem o Brasil na área”, definiu Cassim.

Entre os principais palestrantes confirmados, está o diretor de pesquisas do Institute For The Future, Anthony Townsend, doutor em Planejamento Urbano Regional pelo MIT e ex-conselheiro de prefeituras como Nova Iorque e São Francisco. Autor do livro Smart Cities, que será lançado em breve, Townsend é uma das principais autoridades mundiais em temas como impacto das novas tecnologias nos centros urbanos e de soluções geradas a partir de inovação.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, também confirmou presença como palestrante de abertura do evento, no dia 15. A programação completa está disponível no site www.seminarionacional.com.br e www.iasprecife2013.com



 Fonte: Assessoria de Imprensa da Anprotec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *