Representante da FINEP faz visita técnica ao Espaço Inovação no PCT Guamá

adminSem categoria0 Comments

 

Representante da FINEP faz visita técnica ao Espaço Inovação no PCT Guamá

 

O Espaço Inovação, ambiente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) que receberá cinco laboratórios de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de biotecnologia e tecnologia de informação e comunicação vinculados à Universidade Federal do Pará (UFPA) e à Embrapa Amazônia Oriental e contemplados pelo projeto Sistema Paraense de Inovação (SIPI), recebeu, na manhã desta quarta-feira (30/10), a visita da técnica Valéria Amorim, representante do Departamento de Fomento, Análise e Acompanhamentoda Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para acompanhar o andamento das obras do prédio.

 A Finep, por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) dentro do projeto SIPI, é financiadora dos equipamentos para os cinco laboratórios que vão ter base no Espaço Inovação e, por meio da visita técnica e de reuniões com representantes dos laboratórios e de instituições de ciência e tecnologia parceiras do projeto em Belém (PA), a representante da Finep espera contribuir para o processo de aceleração das obras, que têm conclusão prevista para até o final do primeiro semestre de 2014. “O projeto deste parque tecnológico é estratégico e revolucionário para o desenvolvimento econômico do estado do Pará. Este ambiente (Espaço Inovação) já está na etapa final de construção e oferece as instalações adequadas para a produtiva operação dos laboratórios que estamos financiando equipamentos e que já não têm espaço para trabalhar. Contamos com o compromisso do governo do estado para a conclusão desta obra no prazo a ser acordado”, comenta Valéria Amorim.  

Na visita ao Espaço Inovação, a técnica da Finep foi recebida pelo diretor administrativo e financeiro do PCT Guamá, Márcio Roberto do Carmo Pereira; pelo diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e coordenador do projeto SIPI, Geraldo Narciso; pela Diretora de Operações Técnicas da Fapespa, Sibele Bitar; e por analistas técnicos da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Diretoria de Inovação Tecnológica e da Diretoria de Engenharia da Secti; e da Coordenadoria de Projetos da Fapespa.




 Na agenda da representante técnica da Finep, que iniciou na última terça-feira (29), com uma visita ao Laboratório de Engenharia Biológica da UFPA; estão ainda, na tarde desta quarta-feira (30),  audiências com o secretário Alberto Arruda (Secti), e com o diretor-presidente da Fundação Amazônia Paraense, Mario Ribeiro. No dia 31, Valéria Amorim fará visita ao Laboratório de Produtos  Agroindustriais e de Fitossanidade e Manejo, da Embrapa; e ao Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados; e ao Laboratório de Sistemas Embarcados (LASSE). Na sexta-feira (1/11), a técnica encerra a visita com uma reunião com o coordenador geral do projeto, coordenadores de laboratórios e um representante da Fundação Amazônia Paraense.

 Rede – O PCT Guamá tem o papel de estimular o empreendedorismo inovador e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e que sejam fortemente competitivos, visando contribuir com um modelo econômico orientado à inovação e ao desenvolvimento sustentável no Pará. Este parque tecnológico tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Sebrae-PA, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), do  Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

 


Solange Campos – ASCOM – PCT Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *