Ambiente Indutor da Inovação Tecnológica

adminSem categoria0 Comments

  

•       Serviços de Estruturação de Redes de Ensino e Pesquisa

 É um programa para promover o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisas de interesse estratégico do Pará e para o desenvolvimento de soluções de alto valor agregado impulsionadoras da economia do estado.


 
•       Serviços de Apoio Tecnológico

É voltado a desenvolver uma plataforma de serviços a serem prestados pelas universidades e instituições parceiras para atender às demandas e necessidades de apoio tecnológico das empresas abrigadas no âmbito do Parque e nos demais mecanismos de consolidação de empreendimentos do Pará.


 

•       Serviços de Inteligência Competitiva

Possui objetivo de estruturação e operação de um Sistema de Inteligência Competitiva que apóie o sistema de inovação do Pará, e dê suporte ao estabelecimento de políticas de apoio a atração de empreendimentos intensivos em conhecimento.


 

•       Serviços de Promoção de Investimentos e Tecnologia

Tem por finalidade captar investimentos e parcerias tecnológicas que promovam a consolidação do Parque, a instalação de empresas âncoras no Parque e região e o desenvolvimento/implementação de projetos prioritários ao Estado.

 

 

 

 

•       Serviços de Integração de Potencialidades para a Promoção de Negócios do Parque

Objetiva a partir de demandas externas e da prospecção de tendências e de interesses estratégicos do Pará, propiciar a integração das potencialidades das empresas e instituições parceiras, aproximando-as das empresas estabelecidas no mercado. O objetivo é promover soluções para atender às carências competitivas das empresas estabelecidas no mercado.


 

•       Serviços de Estímulo ao Venture Capital

É o tipo do serviço que poderá ser desempenhado por instituição parceira. Porém muitos parques no mundo investem recursos próprios em instituição de capital de risco para viabilizar retorno financeiro futuro ao parque e assim, gerar capacidade própria de investimento. A sustentabilidade desta iniciativa dependerá do modelo de negócio a ser montado.
 


•       Serviços de Tecnologia Industrial Básica

Compõem a TIB as funções de metrologia, normalização, regulamentação técnica e avaliação da conformidade (inspeção, ensaios, certificação e outros procedimentos de autorização, tais como classificação, registro e homologação). A essas funções básicas agregam-se ainda a informação tecnológica, as tecnologias de gestão (com ênfase inicial em gestão da qualidade) e a propriedade intelectual, áreas denominadas genericamente como serviços de infra-estrutura tecnológica.

 

•       Serviços de Apoio a Propriedade Tecnológica

Este serviço deve ser estruturado para prestar assistência às empresas de base tecnológica do Parque e região, oferecendo palestras, cursos e seminários, com uso de pessoal e a infra-estrutura da instituição para a busca, redação de patentes e formulação de contratos. Outra atribuição refere-se à sensibilização e difusão de informações sobre propriedade intelectual.
 


•       Serviços de Estimulo ao Empreendedorismo

É responsável por estimular, criar, desenvolver e consolidar empreendimentos gerando demanda qualificada para o Parque. Seu papel é interagir com as instituições de ensino e pesquisa possibilitando que projetos de pesquisa se transformem em negócios. É seu papel estimular o desenvolvimento de ações que possibilitem dar dinâmica ao processo de geração de novos empreendimentos de capital intensivo em tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *