Criatividade e empreendedorismo no Natal solidário do PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

 

 

A partir do tema Criatividade e Empreendedorismo, a 6ª edição do Natal Solidário do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) será realizada nesta sexta-feira (15/12) com uma ampla programação, reunindo atrações musicais, apresentações teatrais, brincadeiras e distribuição de presentes para as crianças da Associação de Moradores Gabriel Pimenta, comunidade da Terra Firme, vizinha do PCT Guamá.

O evento é uma forma do PCT Guamá se aproximar desta comunidade, mostrando as oportunidades que um ambiente de empreendedorismo inovador como o Parque tem para quem busca uma carreira empreendedora e que ela possível para todos que têm determinação em construir essa trajetória. Por isso, a programação deste ano foi pensada para estimular o espírito empreendedor que pode ser desenvolvido em qualquer espaço. “Queremos mostrar para empreender com inovação, não precisa ter uma grande estrutura ou conta bancária. Ao contrário, no Brasil as pessoas empreendem mais por necessidade do que por oportunidade. Queremos mostrar que são a criatividade, a determinação e a resiliência que constroem os melhores empreendedores, que podem viver em qualquer bairro de Belém. Precisam só despertar, estudar e fazer as conexões parceiras para seguir em frente e prosperar em suas jornadas empreendedoras. E o PCT Guamá é um parceiro em uma destas etapas da jornada, contribuindo para criar as melhores oportunidades para negócios criativos e inovadores”, relata Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.

 O Natal Solidário também é um momento do PCT Guamá agradecer as conquistas de 2017, compartilhando com cada um dos colaboradores um momento dedicado ao próximo, valorizando a cultura local e o bem-estar das crianças vizinhas ao Parque. Participam todos os colaboradores do PCT Guamá em parceria com a Associação de Moradores Gabriel Pimenta que, juntos, organizam a programação natalina, priorizando a participação das crianças nas apresentações artísticas. “Os que ajudam na festa trabalham voluntariamente. O objetivo do PCT Guamá é expandir esse sentimento de confraternização solidária”, declara Abelém.

A Associação de Moradores Gabriel Pimenta é uma entidade de ensino infantil sem fins lucrativos, credenciada pela Prefeitura de Belém, que desenvolve um trabalho importante na formação educacional infantil de 200 crianças no bairro da Terra Firme. Paralelamente, realiza iniciativas de integração social, cultural, esportivas e de lazer, envolvendo estas crianças e seus familiares, que vivem num bairro que ainda precisa ter seu contexto econômico, educacional e social fortalecido.

Para Ester Martins, coordenadora pedagógica da associação, a iniciativa do Natal Solidário é uma forma de aproximar as crianças e a associação de instituições tecnológicas e de influência em práticas educacionais inovadoras. “Essa festa é um dos elos visíveis aos olhos do público entre o PCT Guamá e a associação. Em outras datas, já recebemos desde doações de computadores, tablets, até kits de jogos de matemática para a biblioteca da escola. O Centro Regional Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRA/Inpe) e a empresa Inteceleri Tecnologia para educação também foram grandes parceiras nessas iniciativas”, lembra Ester.

Programação – Este ano, o Natal Solidário terá corais e peças teatrais dos alunos das turmas jardim 1 e 2 da Escola Gabriel Pimenta; apresentações da cantora Gina Lobrista e dinâmica lúdica com o animador e quadrinista Rosinaldo Pinheiro, da Turma do Açaí. A cantora paraense Jacqueline Scafutto e a artista performática Ariane Caldas também estão previstas para a programação.

Para o quadrinista paraense Rosinaldo Pinheiro, participar desse evento é uma sensação de grande troca. O artista informou que faz parte da comunidade da Terra Firme e, há anos, ele e sua mãe entregam presentes e realizam brincadeiras para crianças do bairro. Há 6 anos foi surpreendido com a doação de brinquedos e a visita de colaboradores do PCT Guamá. Começava uma parceria forte e duradoura de solidariedade.

Rosinaldo vai reunir as crianças numa mini oficina de desenho, sessões de pinturas faciais e ainda serão as grandes estrelas da TV WEB Interativa da Turma do Açaí. “Essa é uma excelente oportunidade de levar a arte regional, personagens típicos e referências às lendas e tradições do Pará para as crianças da região periférica de Belém”, comenta Rosinaldo.

Data do evento:

Nesta sexta-feira (15/12), a partir das 8h, no estacionamento do Espaço Inovação – PCT Guamá.

Como participar:

Realizando doações de brinquedos para meninas e meninos, entre 4 e 6 anos, até o dia 14 de dezembro. Os brinquedos podem ser entregues na sede da Fundação Guamá – prédio Espaço Inovação, terceiro andar, salas 11 e 13 – Av. Perimetral, s/n.  Colabore! Você pode fazer uma criança feliz J

Veja o endereço neste mapa.

Colabore! Você pode fazer uma criança feliz 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *