Startup associada ao PCT Guamá realiza ação de limpeza nos rios da capital

adminNotícias0 Comments

Foto: Composta Belém / Associada PCT Guamá

A startup Composta Belém, associada ao Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, realiza neste domingo, 24, de 8h às 12h, uma ação de limpeza dos rios, como parte de suas práticas e atividades voltadas para assegurar a saúde do oceano, a proteção das zonas costeiras e marinhas, estimulando a educação e preservação ambiental nas comunidades ribeirinhas de Belém. O objetivo da programação é mobilizar a sociedade, empresas e governo no combate à poluição dos rios.

“A Composta desempenha um papel significativo com a ação de limpeza dos rios, e destaca o potencial das empresas associadas ao PCT Guamá em promover o empreendedorismo sustentável e a conscientização ambiental. Ao mobilizar recursos e conhecimentos em prol dos rios, a startup demonstra como as empresas incubadas e aceleradas no PCT Guamá podem ser agentes catalisadoras de mudanças positivas e colaborar efetivamente no combate à poluição. A ação fortalece o papel do PCT Guamá como um hub de inovação sustentável, e também inspira outras empresas a seguirem o mesmo caminho, em direção a um futuro mais limpo”, Jorge de Figueiredo, gerente de empreendimentos e inovação da Fundação Guamá, gestora do Parque.

Foto: Composta Belém / Associada PCT Guamá

Ação integra Pacto Global da ONU

A coleta de resíduos, às margens do rio Guamá e dos igarapés Tucunduba e Combu, vai acontecer de maneira voluntária por estudantes universitários de áreas como meio ambiente, oceanografia, engenharia sanitária e administração, cooperativas de reciclagens e remadores. Para a startup vinculada ao ecossistema do PCT Guamá, é importante sensibilizar a sociedade sobre a urgência da destinação adequada dos resíduos devido à poluição desenfreada dos rios, e também movimentar os atores conectados ao Parque. “O nosso intuito, é aproximar alunos, empresas e laboratórios criando estratégias e soluções sustentáveis para a preservação das margens do rio Guamá e dos igarapés, um ambiente ideal para aprimorar, fomentar e executar com estudos para desenvolvimento sustentável nos rios da Amazônia”, reforça Samantha Chaar, CEO da empresa.

Representantes do Laboratório de pesquisa e monitoramento ambiental marinho, da Universidade Federal do Pará (UFPA), vão reforçar a importância da preservação dos oceanos e da consciência ambiental. “Estamos nostálgicos e empolgados por podermos compartilhar os conhecimentos construídos dentro da universidade sobre a importância de preservação dos corpos hídricos em um cenário de mudanças climas”, Ellem Lopes, graduanda. Música, bate papo com conexões sustentáveis, yoga, mesa de frutas, jogos ambientais interativos, lounge eco, hidratação, também fazem parte da programação.

Foto: Composta Belém / Associada PCT Guamá

A ação em Belém é realizada em parceria com o projeto Blue Keepers, que integra a plataforma de ação no combate à poluição do oceano e bacias hidrográficas, em concordância com o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) 14, vida na água, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), Rede Brasil. Há pelo menos um ano, as atividades de engajamento e coletas amostrais, que avaliam a qualidade e o destino correto dos resíduos, vêm sendo realizadas nos rios, praias e manguezais do Pará.

Serviço

Limpeza dos rios

Data: Domingo, dia 24 de março

Horário: 8h a 12h

Local: Espaço Náutico Marine Club, localizado na avenida Bernardo Sayão, próximo à entrada principal da UFPA, Guamá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *