Papel de parques tecnológicos é destaque em encontro de secretários

adminNotícias0 Comments

Secretários Estaduais para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e Presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa de todo o país participam de um Fórum Nacional paralelo à 64ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), nos próximos dias 23 e 24 de julho, em São Luís (MA). O encontro coloca em evidência o papel dos parques tecnológicos na construção de políticas de estado.

 

O Fórum tem por objetivo traçar planos e metas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, que possam ser encaminhados aos governos como forma de se tornarem políticas de investimentos neste setor. O evento acontece durante o dia todo, mas será aberto oficialmente às 14h do dia 23 com as presenças do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; e da governadora do Maranhão, Roseana Sarney. O evento abordará assuntos como a cooperação entre Brasil e Itália para as oportunidades científicas e tecnológicas.

 

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), de Belém (PA), será representado pelo diretor-presidente, Antônio Abelém, na programação da tarde do dia 23, Cases de Sucesso dos Principais Parques do País, da qual também participarão representantes do Parque Tecnológico Sapiens Park (SC), Tecnopuc (RS), Porto Digital (PE) e Parque Tecnológico do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

 No segundo dia dos trabalhos (24), o destaque fica para o papel das agências financiadoras para o fomento de incubadoras de empresas e em projetos estruturantes dos parques. Outros participantes presentes serão o presidente do Centro Nacional de Pesquisas da Itália, professor Luigi Nicolais; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Odenildo Sena; o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Mario Neto Borges; e a presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Francilene Procópio Garcia.

 

 Sinergia – Os parques tecnológicos unem a grande produção científica brasileira com a sua aplicação, gerando emprego, capacitação e avanços econômicos para o país. Apesar disso, ainda é muito recente a inserção desses empreendimentos no Brasil. O primeiro foi criado entre 1984 e 1985 pelo CNPq. Atualmente, existem 31 parques tecnológicos, 17 estão em fase de implantação e 32 sendo projetados. A maior concentração destes empreendimentos encontra-se na região sudeste.

 

 

 

 

 

Serviço

 

A programação do evento pode ser acessada através do site:www.consecti.org.br.


 

Fonte: Ascom – Consecti


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *