PCT Guamá apresenta inovações sustentáveis na Feira Internacional do Turismo da Amazônia

adminNotícias0 Comments

Foto: Bruno Cecim / Agência Pará

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá vai apresentar inovações sustentáveis na 11ª Feira Internacional do Turismo da Amazônia (FITA), que ocorre entre esta quinta-feira (15) e o domingo (18), no Hangar – Convenções e Feiras, em Belém.

No estande do Parque estarão expostos os trabalhos de desenvolvimento das startups Composta Belém e Inteceleri, além do Laboratório de Qualidade de Água da Amazônia (Lab Água/Uepa), Laboratório de Tecnologia Supercrítica (Labtecs/UFPA) e Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA).

Áurea dos Santos, coordenadora técnica da Fundação Guamá, organização social gestora do Parque, explica que a Feira é uma oportunidade para apresentar à população iniciativas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas no complexo.

“A atuação do PCT Guamá é fundamental para o desenvolvimento e preservação da Amazônia ao promover ciência e tecnologia com responsabilidade social e ambiental. Os projetos do Parque, além dos bioeconômicos, atuam em benefício das comunidades, da fauna e da flora. Acreditamos que o progresso se concretiza quando essas áreas se complementam e essa é uma oportunidade de mostrarmos como”.

FITA 2023 – O evento é uma realização do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e este ano traz como tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”.

Desde que foi idealizada, a FITA tem como objetivo ser o maior evento de receptivo turístico internacional na região amazônica, reunindo outros estados brasileiros e representantes de países vizinhos na chamada Amazônia Internacional.

A cada ano, a Feira costuma reunir agentes de viagem, rede hoteleira, operadores de turismo, empresas de transporte aéreo, rodoviário, fluvial e marítimo, jornalistas especializados no setor, órgãos oficiais de turismo, prefeituras municipais do Pará, associações de municípios, instâncias regionais de governança, comerciantes de artesanato e empresários do ramo da alimentação e bebidas.

Sobre o PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

É membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *