Boas práticas ambientais, sociais e de gestão serão destaque em palestra no PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

Foto: Getty Images

Na próxima terça feira (19), as 17h, será realizada no auditório do Espaço Inovação, no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, a palestra “Como implementar ESG em startups e empresas ligadas à bioeconomia”.

Segundo Áurea Santos, coordenadora de Projetos de Sustentabilidade da Fundação Guamá, responsável pela gestão do PCT, “o tema é fundamental para as empresas residentes do Parque, pois reflete valores éticos, responsabilidade corporativa, e também pode contribuir para o sucesso e o impacto positivo dessas empresas na região, principalmente na adoção de práticas ambientalmente responsáveis, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas, promovendo a inclusão social e estimulando o crescimento de comunidades locais”.

Samantha Chaar, que atua com Economia Circular, Coleta Seletiva e Compostagem, é CEO da Composta Belém, startup de impacto socioambiental, associada ao PCT Guamá, vai participar do evento. “O EGS foi instituído para trazer as empresas pra dentro dessa discussão. É preciso que cada um de nós, como indivíduo ou empresa, tenha a consciência de que somos geradores de resíduos, e que para cada tipo de resíduo existe uma ou mais possibilidades de reutilização ou destinação adequada”, informa.

Foto: Getty Images

A palestra no auditório do PCT Guamá será ministrada por Ana Paula Candeloro, mestre em Sustentabilidade. “A importância desse debate no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, especialmente com foco em startups e empresas ligadas à bioeconomia, é imensa. A bioeconomia, que se baseia no uso sustentável de recursos biológicos para produzir bens e serviços, é um campo de grande potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico regional, promover a conservação ambiental e criar empregos. Para que as startups e empresas de bioeconomia prosperem de forma sustentável é crucial que incorporem os princípios do ESG em suas operações. Isso significa adotar práticas que minimizem o impacto ambiental, promovam o bem-estar social das comunidades locais e garantam uma governança transparente e responsável”, explica a palestrante.

Negócios sustentáveis – O conceito ESG (Governança Ambiental e Social) ganha destaque no ambiente corporativo, e reforça a preocupação de empresas com questões ambientais, sociais e de governança. Empresas vistas como iniciativas mais sustentáveis se tornam também mais atrativas no mercado. Um negócio ESG avalia o impacto de suas atividades no meio ambiente, como emissões de gases, e a gestão de resíduos e recursos naturais, atuando para diminuir prejuízos ambientais.

No âmbito social, a Governança Ambiental e Social valoriza relações com funcionários, clientes e comunidade onde está localizada, e prioriza transparência, ética e responsabilidade nas atividades de gestão. “ESG não é apenas uma questão de responsabilidade social corporativa, mas também uma estratégia de negócios inteligente e essencial para garantir a relevância e o sucesso a longo prazo das empresas. Ao adotar uma abordagem centrada em ESG, as empresas podem melhorar sua reputação, atrair investimentos sustentáveis, mitigar riscos financeiros e operacionais, e construir relacionamentos mais fortes com clientes, colaboradores e outras partes interessadas”, acrescenta Ana Paula Candeloro.

A mediação da palestra será de Alexandre Bezerra, CEO de uma empresa de tecnologia associada ao Parque. A programação será aberta ao público, com inscrições presenciais.

Serviço: Palestra “Como implementar ESG em startups e empresas ligadas à Bioeconomia”. Na terça feira, 19 de março, as 17h, no PCT Guamá, auditório Espaço Inovação, na Avenida Perimetral, s/n, em Belém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *