Prefeito de Belém enfatiza a importância do PCT Guamá em desenvolvimento sustentável

adminNotícias0 Comments

Palestras, mesas de debates e workshops estão na programação. | Foto: Marcos Barbosa / Comus

Nesta terça feira, 14, o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, foi cenário do Seminário Belém China: Negócios e oportunidades, evento realizado pela prefeitura de Belém, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex Brasil, e da Fundação Guamá, organização social gestora do PCT. A programação, que dura até esta quinta-feira, 16, foi direcionada por Luiz Arnaldo Campos, da coordenadoria de Relações Internacionais do município de Belém.

Durante a abertura, Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém, destacou a satisfação em estar no complexo, relembrou outra visita realizada no espaço, e enfatizou a necessidade de maior aproximação do município com o ambiente de ciência. “O governo precisa chegar mais aqui. Precisa estabelecer laços mais profundos e orgânicos com esse parque de ciência e tecnologia tão importante para Amazônia e para o Brasil, na geração de empreendimentos em muitas áreas. Na visita que fiz pude presenciar técnicas desenvolvidas aqui que se tornam adjetivo do desenvolvimento sustentável”, declara.

Na ocasião, o PCT Guamá foi referenciado por suas atividades em pesquisa, ciência e tecnologia. Rodrigo Quites, diretor-presidente da Fundação Guamá, destacou o papel do Parque na região. “O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, continua sendo o único parque instalado na Amazônia, então continuamos com essa responsabilidade. O Brasil tem um total aproximado de 50 ambientes de inovação, desses uns 30 parques tecnológicos, e a China tem o dobro disso, e os maiores parques do mundo estão na Ásia, então nós temos essa responsabilidade do ponto de vista da região amazônica”, enfatiza.

Palestras, mesas de debates e workshops estão na programação do seminário realizado pela prefeitura no local, e que tem o objetivo de estabelecer relação institucional e cooperação com organizações públicas e privadas chinesas, visando o mercado aberto entre o país asiático e o município de Belém. A primeira palestra do evento foi ministrada pelo professor Vladimir Milton Pomar, que destacou as oportunidades para a capital paraense na maior economia do mundo.

O seminário seguirá no auditório do espaço inovação do PCT Guamá, até a próxima quinta-feira, 16, com outros debates. Cooperação para atrair investimentos; Estratégias para a promoção do potencial econômico de Belém na China, Setor produtivo de Belém e suas potencialidades; Apoio à exportação, contratos e legislação internacional, são outros temas que serão abordados nas palestras e mesas de debates do evento.

Programação

A programação continua nesta quarta-feira, 15.

Quarta-feira, 15 de fevereiro

9h – 11h
Cooperação para atrair investimentos, palestra e debate: “Uma cidade (Shaoxin) e uma província (Shandong)”, com os professores Vladimir Milton Pomar e Antônio Carlos Silva (Instituto Confúcio)

14h – 17h
“Estratégias para a promoção do potencial econômico de Belém na China” – Coordenação: Professor Vladimir Milton Pomar

MESA 1: “Prefeitura Municipal de Belém: Apoio à Cooperação com a China”: Cláudio Puty (SEGEP), Apolônio Brasileiro (SECON) e André Cunha (Belemtur).

MESA 2: “O setor produtivo de Belém e suas potencialidades”: José Maria Mendonça (FIEPA) e Elizabeth Grunvaldi (ACP)

MESA 3: “Incentivos para a atração de investimento, apoio à exportação, contratos e legislação internacional”: José Bonifácio (Fundação Guamá – APEX); Bruno Leite (Receita Federal), Thiago Tuma Antunes (OAB/PA), Paulo Bengtson (SEDEME) e  Lutfala Bitar (CODEC)

Quinta-feira, 16 de fevereiro

9h – 12h
Mesa: “Atração de Investimentos da China – Planejamento 2023/2024”; “Oficina para detalhamento de atividades”
Coordenação: Professor Vladimir Milton Pomar
Debatedores: José Maria Mendonça (FIEPA), Elizabeth Grunvaldi (ACP) e Sebastião Campos (Fecomércio).

Sobre o PCT Guamá – O PCT Guamá é resultado da parceria entre o Governo do Pará, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). É o Primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil, tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi da UFPA e da UFRA em Belém, o Parque conta com mais de 40 empresas residentes, mais de 60 associados e 15 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos. É membro da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), maior ecossistema de inovação do mundo.

Serviço – Simpósio “Belém – China: Negócios e Oportunidades” ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro no Espaço Inovação do PCT Guamá, localizado na Avenida Perimetral da Ciência km 01, S/N – Guamá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *