PCT Guamá firma parceria com Parques Tecnológicos de Viçosa e São José dos Campos para acelerar empresas

adminNotícias0 Comments

Foto: Ascom TecnoPARQ

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, o tecnoPARQ da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no estado de Minas Gerais, e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PQTec), no estado de São Paulo, realizaram uma parceria estratégica para impulsionar o desenvolvimento de startups incubadas em suas unidades. O acordo foi oficializado durante a visita técnica realizada entre a última segunda-feira (05) e terça-feira (06) pelo PCT Guamá e PQTec ao tecnoPARQ.

Com duração de 36 meses, o projeto tem como objetivo criar programas conjuntos, ferramentas e atividades de apoio para facilitar a entrada e o crescimento no mercado nacional e internacional da comunidade acadêmica e dos empresários vinculados aos parques. Essas iniciativas visam promover a conexão com parceiros tecnológicos, estabelecer projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e atrair novos investidores.

A parceria entre os três parques segue a exigência do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, que demanda que as instituições públicas de ciência e tecnologia estabeleçam uma Política de Inovação para promover a transferência de tecnologia e impulsionar a inovação no ambiente produtivo.

Diversas atividades e programas serão realizados de acordo com a disponibilidade de recursos e aprovação dos representantes envolvidos. Entre eles estão o intercâmbio de pesquisadores e empresários, a realização conjunta de pesquisas, inovação e empreendedorismo, a participação em eventos e workshops, programas acadêmicos e de empreendedorismo de curta duração, intercâmbio cultural e de economia criativa, cursos internacionais de treinamento, consultorias e assessorias colaborativas, além do desenvolvimento conjunto de ferramentas e atividades de apoio ao empreendedorismo e inovação.

Rodrigo Quites Reis, diretor presidente da Fundação Guamá, responsável pela gestão do PCT Guamá, expressou sua satisfação com o acordo, considerando-o um marco na história do parque. Segundo ele, a parceria permitirá o compartilhamento de experiências na gestão de programas e a conexão das empresas residentes para a melhoria de seus produtos e expansão para novos mercados. “Já estamos compartilhando experiências na gestão dos programas que executamos em nossos parques e vamos iniciar, de imediato, as conexões das nossas empresas residentes para que possam melhorar seus produtos e alcançar outros mercados”, comentou.

Jeferson Cheriegate, diretor geral do PqTec, destacou a sinergia entre as áreas de atuação dos três parques e acredita que a abertura de agendas de trabalho em conjunto proporcionará novas possibilidades de pesquisa, desenvolvimento, negócios e conexões inteligentes para o ecossistema empreendedor das regiões do Vale do Paraíba, Minas Gerais e Amazônia.

A diretora executiva do tecnoPARQ, Adriana Ferreira Farias, ressaltou a importância da conexão entre os Parques Tecnológicos de Viçosa, São José dos Campos e o PCT Guamá, enfatizando os benefícios em termos de troca de experiências, oportunidades de networking e fortalecimento

Sobre o PCT Guamá –  O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

É membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *