Comitiva da Fundação Getúlio Vargas conhece iniciativas bioeconômicas do PCT

adminNotícias0 Comments

Foto: Sérgio Moraes / Fundação Guamá

Uma comitiva de estudantes europeus do programa de Mestrado em Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública de Empresas), do Rio de Janeiro, visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, na manhã desta quinta-feira (5), para conhecer iniciativas relacionadas a agenda da bioeconomia na região.

Os alunos, oriundos de instituições de ensino europeias parceiras da FGV EBAPE, assistiram uma apresentação sobre o complexo, um pitch da startup associada Triplo S, visitaram a Fundação Guamá, gestora do parque, e conheceram os desenvolvimentos do Centro de Valorização Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA) e o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON), ambos laboratórios da Universidade Federal do Pará (UFPA) instalados no PCT.

A visita faz parte do Amazon Immersion Experience 2023, imersão promovida pela FGV EBAPE em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Augusto Sales, professor e coordenador de mestrados profissionais da FGV EBAPE, explica que a imersão proporciona aos alunos uma vivência técnica e cultural importantes para a formação. “Escolhemos vir nesta época do ano devido ao Círio, que é um evento que movimenta diferentes setores da economia intensamente. Estamos tendo momentos que nos proporcionam vários olhares, do público ao privado, de cooperativas a parques industriais, da metrópole ao bioma. Essa imersão viabiliza isso, a compreensão de como esses atores se conectam e funcionam em um ecossistema que possui suas oportunidades e desafios”.

Referências em inovação – Durante a visita, a comitiva conheceu o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), executado pela Fundação Guamá no Pará e Amapá. Oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o PEIEX já capacitou mais de 100 empresas a iniciarem o processo de exportação de forma planejada nos dois estados.

No  Centro de Valorização Compostos Bioativos da Amazônia, no a comitiva teve contato com as pesquisas e serviços que possibilitam o controle de qualidade em produtos de origem vegetal nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, farmacêutica, química, biotecnológica, cosmetologia, dentre outras, enquanto no CEAMAZON foi destacado o potencial de pesquisa e serviços voltados para o tratamento das questões de eficiência energética das áreas de engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia química e arquitetura.

Foto: Sérgio Moraes / Fundação Guamá

“Hoje pudemos mostrar um pouco do nosso ecossistema e destacar algumas iniciativas das empresas e laboratórios, destacando que a maioria dos produtos, serviços e pesquisas desenvolvidos no parque estão vinculados à bioeconomia. Mostramos nosso papel como agente integrador e vitrine dessas iniciativas inovadoras”, destacou Áurea Santos, coordenadora técnica da Fundação Guamá.

O PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Oportunidade para empreendedores – Projetos públicos e privados podem contar com a competência do PCT Guamá por meio de startups e laboratórios em áreas como Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), biotecnologia, educação, finanças, alimentos, energia, construção civil, automação e equipamentos dentre outras. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail milksom.campelo@fundacaoguama.org.br ou jorge.figueiredo@fundacaoguama.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *