PCT Guamá leva inovações da Amazônia ao Web Summit Rio, maior evento de inovação do mundo

adminNotícias0 Comments

Foto: Divulgação

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, por meio da Fundação Guamá, participou do Web Summit, maior conferência de inovação do mundo, que ocorre no Rio de Janeiro, desde o dia 1° com encerramento nesta quinta-feira (4).

O evento teve como objetivo promover discussões sobre novas tecnologias e internet, conectando empreendedores, startups, multinacionais, investidores e entusiastas do assunto.

A Ver-o-Fruto, startup residente do PCT, com foco em soluções para a sociedade a partir de um novo olhar para as sementes residuais dos frutos da Amazônia, expôs no setor de startups do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por ter sido um dos destaques do programa Inova Amazônia, com o apoio da Fundação Guamá.

Foto: Fundação Guamá.

Para Milksom Campelo, coordenador de prospecção, transferência de tecnologia e negócios da Fundação Guamá, a participação no evento é fundamental para discutir temas de interesse mundial, apresentar desenvolvimentos e criar novas conexões.

“Participamos de atividades focadas em negócios de impacto, que geram retornos consistentes para a sociedade. Apresentamos iniciativas em curso no parque, como desenvolvimentos da Ver-o-Fruto. Projetos que foquem no desenvolvimento sustentável inovador são fundamentais para Fundação e PCT Guamá, pois podemos aprimorar ideias”.

O PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP). Ou seja, o Parque faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *