Comitiva visita o PCT Guamá para conhecer projetos inovadores e sustentáveis

adminNotícias0 Comments

Foto: Sergio Moraes – Fundaçao Guama

Uma comitiva de 60 pessoas visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá na manhã desta quarta-feira (20) para conhecer os desenvolvimentos inovadores e sustentáveis do complexo. A atividade fez parte da V Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectid 2023), iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), em parceria com várias instituições que promovem empreendedorismo, conhecimento e inovação, utilizando a tecnologia como facilitadora no processo.

“Empreendedorismo e inovação entre rios e florestas” foi o tema do evento, que ocorreu entre os dias 12 e 20 de dezembro, em três locais: Parque da Residência, Ilha do Combu e PCT Guamá, todos em Belém. A programação contou com palestras, oficinas, estandes, seminários e exposições.

Foto: Sergio Moraes – Fundaçao Guama

A visita começou com uma palestra de apresentação do parque feita por Rodrigo Quites Reis, diretor presidente da Fundação Guamá, organização social gestora do ambiente. Foram destacados a estrutura, ecossistema e projetos do local. Em seguida, Inteceleri, Composta Belém, Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA)  Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (Cvcba) e Laboratório de Alta e Extra Alta Tensão (Leat) foram visitados e tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, serviços e pesquisas.

Laíse Barros, graduanda de Administração na Universidade Federal do Pará (UFPA), visitou o PCT Guamá pela primeira vez. “Foi muito interessante ver a prática do que aprendemos na sala de aula. Fiquei muito orgulhosa em saber que temos um centro como esse, pioneiro na Amazônia, no Pará, que desenvolve tantos projetos inovadores e que serve de modelo sustentável para o Brasil, para o mundo. A gente não imagina o tamanho disso, desse conhecimento e empreendedorismo que o parque promove todos os dias”, destacou.

Foto: Sergio Moraes – Fundaçao Guama

“O PCT Guamá é o único parque de ciência e tecnologia efetivamente implantado na região Amazônica e temos a grande responsabilidade de divulgar e aproximar a sociedade dos projetos e pesquisas fomentados pelo Estado do Pará. Essa visita no último dia da quinta Semana Paraense de Ciência e Tecnologia nos deu mais essa oportunidade. A Sectet vai continuar apoiando, instituindo e promovendo parcerias com o PCT Guamá, que cumpre seu objetivo de promover o empreendedorismo inovador, desenvolvimento sustentável, e conecta as instituições de ensino, pesquisa e inovação, além de também gerar oportunidades de trabalho”, pontuou Jhenifer Santos, assessora Pronatec Pará e da Diretoria de Ciência e Tecnologia da Sectet.

Visitas ao PCT Guamá

Visitas ao PCT Guamá podem ser solicitadas por grupos interessados nos desenvolvimentos do parque. O requerimento deve ser feito pelo e-mail visitas@fundacaoguama.org.br. Grupos acadêmicos, comitivas públicas, privadas e investidores que buscam projetos sustentáveis inovadores podem fazer a solicitação. A excursão é gratuita e está disponível às quartas e quintas-feiras mediante agendamento de horário. Cada visita pode compor grupos de até 30 pessoas, que assistirão uma palestra sobre o ambiente e terão um roteiro criado de acordo com seu interesse.

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sectet, que conta com a parceria da UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *