Instituto Tecnológico Vale ingressa no ecossistema de residentes do PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

Representantes da Fundação Guamá e ITV se reuniram para assinar os contratos. Foto: Sérgio Moraes / Ascom Fundação Guamá

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) ingressou no ecossistema de residentes do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, na última sexta-feira (14), após reunião de representantes da Fundação Guamá, organização social gestora do Parque, e ITV.

Participaram da assinatura do contrato Rodrigo Quites, Arnaldo Miranda e Milksom Campelo, diretor presidente, diretor administrativo-financeiro e coordenador de transferência de tecnologia e negócios da Fundação Guamá, respectivamente. Amilton Sinatora, diretor de Mineração, e Danilo Araújo, advogado, representaram o ITV.

O módulo do instituto vai contar com um hub de inovação a partir de novembro deste ano e está localizado no 1° andar do Espaço Inovação.

O módulo do instituto vai contar com um hub de inovação a partir de novembro deste ano e está localizado no 1° andar do Espaço Inovação. Foto: Sérgio Moraes / Ascom Fundação Guamá

“Estamos fincando nossa bandeira no PCT Guamá. O ITV têm os mesmos valores que o Parque e a Fundação Guamá, então são expertises e objetivos que convergem. Queremos somar, construir junto, e não apenas estar ligado ao ecossistema”, explica Amilton Sinatora, diretor de Mineração do ITV.

Milksom Campelo destaca que a chegada do ITV é um diferencial devido sua área de atuação, pois “empreendimentos de impacto, como os apoiados pelo ITV, potencializam ações de desenvolvimento sustentável com foco no uso responsável dos recursos, como a mineração e suas áreas de influência”. 

O ITV é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Vale, que atua por meio do ITV Desenvolvimento Sustentável, em Belém (PA), e do ITV Mineração, em Ouro Preto e Santa Luzia (MG), e, desde 2010, desenvolve soluções para os desafios da cadeia da mineração em busca de um modelo sustentável, fomentando a pesquisa, gerando e compartilhando conhecimentos.

Ecossistema do PCT Guamá

Mais de setenta empresas fazem parte do ecossistema do PCT Guamá entre residentes, associados e laboratórios. São atendidas pelo Programa de Criação e Desenvolvimento de Empresas, o Guamá Business, que tem como objetivo agregar valor ao negócio, melhorar ou desenvolver produtos e serviços com novas tecnologias ao oferecer mentorias, consultorias e qualificação com cursos, oficinas, palestras e networking. A rede conta com os serviços oferecidos pelo Parque como segurança 24h, estacionamento, internet de alta velocidade, vestiários e serviços gerais, além de descontos nas contratações dos serviços dos 15 laboratórios que compõem o ecossistema.

Como ingressar no ecossistema

Para ocupar um dos espaços do PCT Guamá, os interessados passam por uma seleção. O processo é feito por meio de edital contínuo, aberto conforme ocupação total dos módulos. Após essa etapa, é feita a análise das documentações, e a apreciação da proposta de negócio, por uma comissão de avaliação.

Podem ser residentes do PCT, pessoas jurídicas com empreendimento de base tecnológica ou impacto socioambiental, com projetos e empreendimentos em estágio de validação de produto ou serviço; empresas que já validaram seu produto ou serviço e possuem projeto de estruturação para ampliação da carteira de clientes; empresas constituídas há menos de dois anos, que já começaram um negócio e buscam acelerar suas atividades; empresas em operação há no mínimo um ano, com resultados e projeções financeiras positivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *