PCT Guamá promove diálogo sobre empreendedorismo e pesquisa acadêmica

adminNotícias0 Comments

Nesta quarta-feira, 28, a partir das 9h, o PCT Guamá, em parceria com o Instituto Tecnológico Vale (ITV) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza evento que debate o empreendedorismo e a pesquisa acadêmica. A ação será realizada no auditório do ITV, na Boaventura da Silva, nº 955. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link. O bate-papo tem o objetivo de aproximar as práticas acadêmicas do setor produtivo, a fim de fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo inovador na região.

O bate-papo traz como convidados: Edleno Silva de Moura, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); José Oswaldo Siqueira, diretor científico do ITV; e Márcio Pereira, diretor administrativo do PCT Guamá.

Sobre os palestrantes

Edleno Silva de Moura – Graduado em Processamento de Dados pela UFAM (1994) e doutor em Ciência da Computação pela UFMG (1999). Possui currículo como empreendedor, tendo sido um dos co-fundadores das empresas Akwan S/A, negócio que foi transformado em centro de pesquisa da Google no Brasil; Zunnit S/A, empresa atuante no desenvolvimento de sistemas de recomendação e sócio fundador da Neemu S/A, maior processadora de consultas em comércio eletrônico no Brasil.

Na academia, assumiu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFAM (PPGI/UFAM), ocasião em que elaborou com outros professores o projeto de criação do curso de doutorado em informática, primeiro curso de doutorado na área em toda a região norte e centro-oeste do país;

É Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Membro do Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA) desde 2003, onde atuou na implantação do fundo setorial da Amazônia (CT-Amazônia) e elaborou dois programas estruturantes (proGP e proInfra) que investiram de 2003 a 2008 cerca de 60 milhões no fortalecimento do sistema de pesquisa na região.

José Oswaldo Siqueira – PhD em Ciência do Solo (1983) pela University of Florida, pós-doutorado na Michigan State University (1989). Especialista em Ciência do Solo, com atuação em Microbiologia e Biotecnologia, Fertilizantes, Sustentabilidade, Degradação e Reabilitação do Solo. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academy of Sciences for the Developing World – TWAS, Itália. Laureado com Premio Santista 2000 e Comendador da Ordem do Mérito Científico e Classe Grã-Cruz da Presidência da Republica Professor Emérito da Universidade Federal de Lavras, onde foi Pró-reitor de pesquisa. Foi Diretor da área de Ciências da Vida do CNPq e membro do CTC da CAPES. Atualmente é Diretor Científico do ITV Desenvolvimento Sustentável.

Márcio Roberto do Carmo Pereira – Graduado em Engenharia Mecânica pela UFPA (2000); mestre em Engenaria Elétrica – UFPA (2014) e especializações em: Difusão e Inovação Tecnológica; Ciências e Engenharia de Materiais; Engenharia Ambiental; Qualidade e Eficiência Energética e Fontes Alternativas de Energia; Gestão de Habitats de Inovação e Dinâmicas dos Grupos. Possui experiência executuva como Gerente de Produtos e apoio técnico, além de ter coordenado diversos programas nas linhas de tecnologia e inovação. É membro do grupo que criou a Rede Metrológica do Pará (REMPA) e do Centro de Design da Amazônia (CDA). Atualmente é diretor administrativo e financeiro do Parque de Ciência e Tecnológia Guamá e atua na docência em graduação e pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, Propriedade Intelectual e Gestão da Inovação e do Conhecimento.

Serviço 
Diálogos Inovadores – O empreendedorismo e a pesquisa acadêmica, 28/9, a partir das 9h, no auditório do ITV na rua Boaventura da Silva, 955 – Nazaré, Belém. Inscrições gratuitas no link: https://goo.gl/forms/QE7ZV5z5cM8JNEJb2

Mais informações: (91) 3321-8900

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *