Instituto Tecnológico Vale ingressa no ecossistema de residentes do PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

Foto: Thalmus Gama / Agência Pará

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) inaugurou seu módulo no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, nesta quinta-feira (14). A instituição ingressou no ecossistema de residentes do complexo, em outubro do ano passado. O espaço está localizado no 3° piso, sala 16, e será utilizado para receber grupos interessados em suas atividades.

O ITV atua no Brasil por meio do ITV Desenvolvimento Sustentável, sediado em Belém, e do ITV Mineração, que possui unidades em Ouro Preto e Santa Luzia, em Minas Gerais. Reconhecido por seu papel ativo na promoção da pesquisa científica, o instituto tem contribuído para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e científicas para os desafios da sustentabilidade e para as futuras gerações.

Até julho deste ano, o ITV investiu R$ 800 milhões em pesquisas, publicando mais de 1.800 trabalhos científicos e apoiando 225 projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).

Foto: Sérgio Moraes / Fundação Guamá

Guilherme Oliveira, diretor científico do ITV, enfatiza que a inauguração do espaço no PCT Guamá fortalece os laços entre o instituto e o complexo. “Nossa presença no PCT se deve ao instituto querer interagir mais com ambientes de inovação para levar nossas tecnologias e auxiliar a criação de outras que virem produtos, serviços e até novas empresas. O parque é uma referência na Amazônia e essa parceria vai gerar bons frutos, resultados positivos”, concluiu.

Jorge Figueiredo, gerente de Atração e Consolidação de Empreendimentos da Fundação Guamá, instituição responsável pela gestão do PCT, destaca a importância da instituição para o complexo. “O ITV respira tecnologia, inovação e sustentabilidade, assim como o parque. Ter um parceiro como o Instituto no nosso ambiente soma para a elaboração de projetos em diversas áreas importantes para o estado e região que alcançarão futuras gerações e se refletirão em qualidade de vida”.

Vantagens no PCT Guamá 

Empresas e laboratórios instalados no PCT Guamá têm acesso à infraestrutura completa com segurança 24h, internet de alta capacidade e velocidade, estacionamento, vestiário, serviços gerais, sala de reunião, auditório, coworking, salas para treinamentos, acesso ao Programa de Criação e Desenvolvimento de Empresas (Guamá Business), no qual podem acessar mentorias (orientações prestadas por profissionais da Fundação Guamá e empreendedores credenciados), consultorias com descontos, assessoria técnica e atividades de qualificação (cursos, oficinas, palestras e treinamentos), além de acesso ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e à rede da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), bem como descontos na contratação dos serviços dos 12 laboratórios instalados no complexo.

Para se tornar residente do PCT Guamá, os interessados passam por uma seleção. O processo é feito por meio de edital contínuo, aberto conforme ocupação total dos ambientes. Após essa etapa é feita a análise das documentações e a apreciação da proposta de negócio por uma comissão de avaliação.

Podem ser residentes pessoas jurídicas com empreendimento de base tecnológica ou impacto socioambiental, com projetos e empreendimentos em estágio de validação de produto ou serviço; empresas que já validaram seu produto ou serviço e possuem projeto de estruturação para ampliação da carteira de clientes; empresas constituídas há menos de dois anos, que já começaram um negócio e buscam acelerar suas atividades; empresas em operação há no mínimo um ano, com resultados e projeções financeiras positivos.

Referência em inovação na Amazônia 

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *