Comitiva alemã da Universidade de Stralsund conhece o PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

O objetivo é intensificar e desenvolver cooperações com a UFPA, além de identificar outros pontos de interesse e atuação. Foto: Sérgio Moraes / Ascom Fundação Guamá

Uma comitiva alemã da Universidade de Stralsund visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá na manhã desta quarta-feira (23) para conhecer as estrutura do complexo e suas iniciativas.

O grupo foi recebido por Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, gestora do parque, que ministrou uma apresentação sobre o PCT na sala de treinamento do Espaço Empreendedor.

A equipe foi acompanhada pelo professor Dr. Thiago Soares, professor Dr. Ubiratan Bezerra, professora Dra. Maria Emilia Tostes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e pelo Engenheiro Dr. Carlos Eduardo Rodrigues.

Head do escritório de Ciência de Plantas da Universidade de Stralsund, Caroline Neumann comenta que a comitiva veio à Belém para intensificar e desenvolver cooperações com a UFPA, além de identificar outros pontos de interesse e atuação.

“Conhecemos a Universidade, que é enorme, e outros lugares interessantes como o PCT Guamá. Há pontos em comum que poderíamos agir em conjunto. Pesquisa, ensino, mobilidade de alunos e outras coisas. Estamos ansiosos para trabalhar juntos durante os próximos anos. Gostamos de ver como o campo das energias renováveis trabalha integrado”, finaliza.

O professor Dr. Thiago Soares, à frente da condução da comitiva, explica que a visita é importante porque fortalece a parceria entre as universidades e influencia no processo de internacionalização da UFPA e PCT Guamá. 

“Eles podem nos conhecer melhor ao nos visitar. Com uma parceria sólida outras possibilidades surgem, como intercâmbios, por exemplo. Podemos colaborar mutuamente em pontos de convergência, o que seria positivo para os envolvidos direta e indiretamente, além dos espaços”, comenta.

Conexões internacionais – O PCT Guamá criou canais de cooperação com centros de inovação da América do Sul e Europa em busca de prospecção de seus desenvolvimentos.

Antes de receber a comitiva alemã, o complexo foi visitado, em setembro, por Miguel Torres, pesquisador chileno da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, ligada à Organização das Nações Unidas (Cepal-ONU), e, em outubro, por Pilar Ortega, delegada no Brasil da Agência Espanhola de Inovação (CDTI), enquanto visitou a ZEDE Del Litoral, em Guayaquil, Equador.

Os contatos fazem parte da estratégia da Fundação Guamá em estabelecer parcerias que viabilizem oportunidades ao complexo, seus residentes e associados.

Membro da IASP – Em 2022 o PCT Guamá se tornou membro da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP, em inglês), organização não governamental independente, sem fins lucrativos, líder de ecossistemas de inovação em todo o mundo. Conta com 350 membros e mais de 115 mil empresas em 78 países. A IASP possui status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e é responsável por coordenar uma rede de gestores de parques de ciência, tecnologia e pesquisa, e distritos de inovação, com o intuito de potencializar novos negócios a membros e suas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *