PCT Guamá participa de intercâmbio da Conferência InBIA nos Estados Unidos

adminNotícias0 Comments

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá participou da 37ª Conferência Internacional sobre Incubação de Empresas (ICBI37) da Associação Internacional de Inovação Empresarial (InBIA), realizada na cidade de Detroit, Estados Unidos, nos dias 23, 24, 25 e 26 deste mês.

Rodrigo Quites Reis, diretor presidente da Fundação Guamá, organização social (OS) gestora do parque, participou de um intercâmbio com parceiros internacionais que contou com atividades que apresentaram estratégias de implementação da inovação.

Durante o evento, discutiu-se sobre propriedade intelectual e gestão de riscos; A interação entre academia e mercado; Estratégias para a realização de eventos; Modelos de programas para qualificação e aceleração de empresas; Projetos de empreendedorismo voltados para etnias raciais, pessoas em situação de vulnerabilidade social, e projetos desenvolvidos em regiões de fronteira; Softlanding para empreendedores do exterior que querem alcançar o mercado norte-americano; e inteligência artificial e soluções como Chat GPT para auxiliar o trabalho das incubadoras e seus empreendimentos atendidos.

Visitas técnicas fizeram parte da programação. Foram visitados a TechTown do Parque Tecnológico da Universidade de Wayne em Detroit (EUA); e o Centro de Empreendedorismo, Prática e Inovação (EPICentre) vinculado à Universidade de Windsor; The Accelerator, co-working privado; e o Windsor-Essex, hub voltado à inovação para a indústria de automóveis, estes últimos na cidade de Windsor (Canadá).

“É interessante observar que tanto as soluções quanto os desafios enfrentados pelas incubadoras e parques tecnológicos são semelhantes, em todo mundo. Um desafio novo que vem sendo trabalhado é o apoio para empreendedores em vulnerabilidade social”, destaca Quites sobre o evento.

O intercâmbio continua neste dia 28 em Waterloo, Ontário, Canadá, para conhecer ambientes de inovação e o Parque de Tecnologia e Pesquisa David Johnston, da Universidade de Waterloo.

Sobre a InBIA – A InBIA é uma organização global sem fins lucrativos que fornece suporte às organizações empreendedoras há mais de 30 anos.

Atendendo um grupo diverso de centros empreendedores, gestores de Programas, diretores e elaboradores de políticas, a InBIA auxilia a guiar, mentorar e desenvolver programas de suporte empreendedor sustentáveis em todas as indústrias e espaços demográficos do mundo.

Seu objetivo é enriquecer um ecossistema provendo recursos industriais, educação, eventos e programação global para auxiliar seus membros a melhor atender às necessidades de suas comunidades e regiões com negócios inovadores que tornem a prosperidade global uma realidade.

O PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *