Segunda versão do Startup Weekend Belém promove o empreendedorismo social

adminNotícias0 Comments

Segunda versão do Startup Weekend Belém promove o empreendedorismo social

 

 


Nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2015, Belém recebe a segunda edição do Startup Weekend, maior evento de startups no mundo que durante um final de semana intensivo reúne profissionais de diferentes áreas para criarem protótipos de empresas ou projetos em apenas 54 horas. Limitados, os ingressos podem ser adquiridos no link Startup Weekend Belém.

                

Focada no empreendedorismo social, a ação irá estimular os participantes a encontrar modelos de negócios viáveis e rentáveis para melhorar a vida das comunidades do entorno de Belém. “O nosso principal objetivo é fomentar o mercado do empreendedorismo digital no Pará, incentivar a criação de negócios inovadores e contribuir para o desenvolvimento de comunidades menos assistidas por meio do empreendedorismo”, afirma Diandra Lavareda, membro da equipe organizadora do Startup Weekend Belém Change Makers.

 

O evento reúne mentores nacionais e locais para assessorar os empreendedores no desenvolvimento de suas ideias. Roberta Fernandes, advogada responsável pela estruturação do jurídico do Easy Taxi, aplicativo pioneiro no serviço de táxi online presente em mais de 20 países; Luiz Candreva, CEO da ezPark, plataforma multifuncional focada em facilitar o acesso de motoristas a estacionamentos;  Flavio Bezerra, UX/UI designer mestre em design thinking, user experience, vídeo e novas mídias pela Hochschule für Bildende Künste em Braunschweig, Alemanha e Kamila Brito, do Projeto Barco Hacker, são alguns dos nomes confirmados.

 

Realizado pela Up Global, o Startup Weekend Belém Change Makers conta com a organização local de empreendedores da comunidade Açaí Valley, a co-organização institucional do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec / UFPa), o patrocínio do BB Tecnologia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará), da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), da Imerys, da Vindi e da Mutran Exportadora e apoio da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (FAV/UFPA), da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu-Pará), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Hiléia. 

 

Na primeira edição, realizada em 2014, o Startup Weekend Belém reuniu 115 participantes, assessorados por 14 mentores. O evento resultou na criação de 15 startups, dentre elas as premiadas InClub, Severino e Melhor Preço.

 

Dinâmica – O Startup Weekend Belém começa na noite da sexta-feira (24), os participantes apresentam suas ideias no palco. Na sequência, as mais bem votadas são escolhidas para serem executadas. Formam-se, então, os times em torno dessas ideias e, durante o sábado e o domingo, as equipes trabalham para encontrar um modelo de negócio e construir a primeira versão do produto ou serviço. No domingo, os participantes visitarão as ilhas do entorno de Belém para realizarem a validação das ideias. No final da tarde, apresentam o que foi construído e os melhores são elegidos. Os três primeiros colocados receberão capacitações e mentorias assistidas ofertadas por profissionais de renome nacional.

 

Startups – Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), uma startup é uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação. O Boletim Focos de março de 2015, do Banco Central, aponta o Brasil como um dos países que mais chamam a atenção dos investidores no que diz ao crescimento do mercado de startups, devido, principalmente, ao grande potencial de inovação apresentado pelos empreendedores locais.

  

Serviço

Startup Weekend Belém ChangeMakers, de 24 a 26/4/2015, na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (FAV/UFPa). Confira a programação completa em http://www.up.co/communities/brazil/belem/startup-weekend/6159.
Ingressos: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-belem-change-makers__31321

Texto: Juliane Frazão (Ascom PCT Guamá) com informações da equipe Startup Weekend Belém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *