Startup Weekend Belém reúne líderes comunitários e participantes para debater problemas sociais

adminNotícias0 Comments

 


Neste último final de semana, a organização do Startup Weekend Belém – #SW Belém promoveu, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), o Bootcamp Change Makers Belém, pré-encontro oficial que antecede o #SW Belém, competição que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de abril.    


O principal objetivo do Bootcamp Change Makers Belém foi unir líderes comunitários locais das comunidades a designers, programadores e empreendedores de tecnologia para que juntos pudessem discutir e encontrar soluções para os problemas sociais dos habitantes de determinadas comunidades de baixa renda e que pudessem ser escalonáveis para outras comunidades. 


Iniciativas como o Vem Pará Rua, o Circulando Belém e o Barco Hacker estiveram presentes para falar sobre as principais problemáticas percebidas em suas áreas de atuação. Segurança e educação foram as temáticas mais recorrentes no evento. 


Startups – Para a Associação Brasileira de Startups – ABStartups, o conceito Startup remete a “Uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação e trabalha em condições de extrema incerteza”..


Startup Weekend – O Startup Weekend é um evento que duração de 54 horas ao longo de um fim de semana onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. É o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 500 cidades em todos os continentes.


Belém recebeu sua primeira edição em 2014, em paralelo a outras 23 cidades espalhadas ao redor do mundo como nos Estados Unidos, Europa, Índia e, no Brasil, em Curitiba (PR) e Recife (PE).


Durante os três dias, a primeira edição contou com 115 participantes, que criaram 15 projetos de startups e tiveram  a ajuda de 15 mentores (7 paraenses), além da facilitadora Alline Jajah, e mais 4 palestrantes. Mais informações sobre a primeira edição: http://startupi.com.br/2014/04/como-foi-o-startup-weekend-belem/#sthash.Y6TEvlXq.dpuf


A segunda edição do #SW Belém tem a realização da Up Global, co-realização do Açaí Valley, da Agência de Inovação Tecnológica da UFPa e do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e conta com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA) e apoio da Faculdade de Artes Visuais da Universiade Federal do Pará (FAV/UFPa).  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *