PCT Guamá recebe evento que debate espaços de democratização de tecnologias

adminNotícias0 Comments

Neste sábado, 2, a partir das 14h, no auditório do Espaço Inovação, o FAB LAB Belém e o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), promovem o evento “Espaços de Democratização de Tecnologias”. A ação debate como espaços destinados às culturas Hacker e Maker estão modificando a forma que as pessoas se apropriam e se relacionam com novas tecnologias. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link.

O evento reúne palestrantes que são referências locais, nacionais e internacionais nas culturas Hacker e Maker. Eles estão de passagem por Belém para participar do IDDS Amazon, encontro internacional de design que será realizado nos dias 4 a 17 de julho em Boa Vista do Acará.

Pedro Belasco, do Ônibus Hacker, Fábio Zsigmond, do Mundo Maker, Max Krüeger, do Maker Space Lahore e Claudio Alfonso, do LAB Libre e FAB LAB Belém, são os convidados do evento. Após as palestras, será aberta uma roda de conversa para os participantes debaterem sobre a temática.

Sobre os palestrantes

Pedro Belasco – Formado em Ciências Sociais, estudou por três anos ciência da computação e atuou como empresário do setor de tecnologia da informação, durante uma década. Dedica-se desde 2011 ao projeto do Ônibus Hacker, onde atua como produtor associado, oficineiro e difusor de usos não convencionais da tecnologia para a mobilização social e para a discussão de temas como a liberdade nas redes, e a autonomia política. É curioso a respeito de tecnologias de transmissão de dados, e o impacto da internet e de outras tecnologias na vida e na sociedade.

Fábio Zsigmond – Co-fundador do Mundo Maker, espaço 
de aprendizagem que proporciona
a crianças, adolescentes e adultos aprenderem a se expressar no mundo por meio 
da experiência, utilizando para isto a programação, a robótica e o fazer manual.

Max Krüeger – Mestre em Psicologia Social, organiza e promove conferências sobre inovação e tecnologia. É co-fundador do Global Innovation Gathering, uma rede que reúne diversos centros de inovações e espaços hackers e integra a organização do re:publica em Berlim, na Alemanha. Também é co-fundador do ThingsCon, uma conferência internacional anual sobre hardware, cultura maket e Internet das Coisas. Desde 2014 integra o International Development Innovation Network (IDIN), no qual conduz workshops sobre Design Social em diversos países como Paquistão, Tanzânia e Países Baixos. Em 2015 organizou o IDDS Lahore e articulou a criação do Makerspace in Lahore.

Claudio Alfonso – Cláudio Alfonso é tecnólogo em rede de computadores, coordenador do LAB Livre – Laboratório de Tecnologias Livres, membro do FAB LAB Belém e de comunidades de software livre (Joomla! e Ubuntu). Possui interesse em realidade aumentada, mapeamento colaborativos, computação vestível e tecnologia social.

Serviço

“Espaços de Democratização de Tecnologias”, dia 2/7/2016, das 14h às 18h, no auditório do prédio Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Avenida Perimetral, S/N. Entrada gratuita, inscrições no link. Lotação máxima do auditório: 70 lugares

Mapa de localização
MAPA-ESPAÇO-(1)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *