PCT Guamá recebe evento que discute a democratização do acesso às novas tecnologias

adminNotícias0 Comments

Como garantir o acesso à tecnologia e educação nas comunidades que vivem ao longo dos rios? Como contribuir para a conservação cultural e ambiental da Amazônia? Estes são alguns dos questionamentos que vão guiar o bate-papo “Hackeando Rios”, realizado pelo Fab Lab Belém, no próximo dia 8 de setembro, a partir das 14h, no prédio Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). Limitadas, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site: www.eventbrite.com.br.

O evento reúne articuladores de dois projetos locais, o Barco Hacker e o SolAmazon; e um projeto internacional, o Floating Fab Lab. Todos promovem, em medidas diferentes, trocas culturais com comunidades que vivem às margens dos rios amazônicos e o desenvolvimento de tecnologias sociais. No bate-papo, os convidados irão compartilhar suas experiências, desafios e aprendizados.

A ação é uma realização do Fab Lab Belém com o apoio do PCT Guamá. Para Antônio Abelém, diretor presidente da Fundação Guamá, Organização Social que gerencia o parque tecnológico, a aproximação com esse tipo de projeto é estratégica. “O diálogo do PCT Guamá com o Fab Lab Belém é importante porque possibilita a renovação e incorporação de novos modelos de gestão, fomentando, desta forma, o ecossistema do empreendedorismo inovador da região. Esta é a segunda ação em que o Fab Lab conta com a nossa parceria e em breve teremos outras novidades”, declara o diretor.

A expressão Makers aplica-se a uma vasta comunidade de empreendedores que usam a criatividade e inovação para iniciarem, desta forma, a sua atividade empresarial, em nome individual ou constituindo empresas, e que utilizam os Maker Space para lançarem os seus produtos em mercados de nicho, onde as grandes empresas e fabricantes de grandes quantidades não são competitivos.

Os Makerspaces (ou Makerplaces) são espaços de fabricação digital tradicional onde se encontram instaladas as mais variadas máquinas de produção, onde empreendedores, criativos, curiosos, pequenas empresas podem executar elas próprias os seus produtos para venda no mercado ou desenvolver os seus projetos. Estes espaços para além de disponibilizarem o acesso a tecnologias e ferramentas, potenciam também a partilha de conhecimento e criação de sinergias, com foco na criatividade e inovação.

Os Hacker Spaces têm formato de um laboratório comunitário onde pessoas com interesses em comum, normalmente em ciência, tecnologia, arte digital ou eletrônica podem se encontrar e colaborar ou até construir algo juntos.

Sobre os convidados

Miriam Engle – É instrutora de Esqui e escritora formada em Língua Inglesa e Alemã pela Universidade William & Mary. Também é responsável pelas mídias sociais do projeto Floating Fab Lab. Em 2015 fez uma viagem de bicicleta, com uma amiga, documentando em vídeo cerca de 30 Fab Labs europeus. Está em um tour pela América Latina, visitando Fab Labs, Maker Spaces e Hacker Spaces.

Floating Fab Lab é um projeto que foi idealizado por Beno Juarez, codiretor do Fab Lab Lima, no Peru. O projeto foi apresentado formalmente em agosto de 2013, durante o FAB9, a conferência internacional dos Fab Labs, que foi realizada em Yokohama, no Japão. Em setembro de 2015, durante o Encontro de Soluções das Nações Unidas em Nova York, Beno apresentou o projeto, feito para promover a conservação cultural e ambiental da Amazônia. Seu conceito é instalar um Fab Lab em um barco totalmente sustentável que navegará parte do Rio Amazonas levando acesso à tecnologia e educação à várias comunidades carentes que vivem ao longo do rio.

Renata Corrêa – Formada em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade da Amazônia – Unama, grande admiradora dos trabalhos de inclusão digital e colaboradora do Barco Hacker, um espaço móvel experimental onde as pessoas de diversas áreas embarcam com o desejo comum de ocupar ilhas e municípios ribeirinhos da Amazônia brasileira com ações de cidadania, desenvolvimento de tecnologia social e ações colaborativas de acesso a informação e sustentabilidade.

Alef Maia – Graduando do curso de Engenharia Naval da UFPA, é o responsável por reunir a equipe do SolAmazon, um grupo multidisciplinar, que tem o objetivo de mostrar que o Pará pode criar e desenvolver tecnologias para fontes alternativas e limpas de energia, através da fabricação do primeiro barco movido a energia solar do estado. A equipe está se preparando para participar da maior competição nacional de embarcações solares, chamado Desafio Solar Brasil.

A Equipe SolAmazon é um grupo de pesquisa/ extensão composta por discentes dos cursos de Engenharia Naval, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Publicidade e Jornalismo da Universidade Federal do Pará, o qual pretende viabilizar um projeto que apresenta o planejamento e desenvolvimento de uma embarcação do tipo catamarã, de seis metros de comprimento, com o intuito de operar utilizando exclusivamente a energia solar durante longos percursos.

Fab Lab Belém – Associação sem fins lucrativos cujo objetivo é democratizar o acesso às ferramentas de fabricação digital e manual objetivando desenvolvimento social e tecnológico sustentável, solucionando problemas locais e regionais aliando energias renováveis, educação, conhecimento, software livre e aberto em abordagens multidisciplinares.

PCT Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73 hectares cedida pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet). O PCT Guamá tem o objetivo de promover a cooperação entre o setor produtivo e a academia para estimular o desenvolvimento do empreendedorismo inovador na região.

Serviço:
Bate-papo Hackeando Rios, no dia 8 de setembro, a partir das 14h, no auditório Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Av Perimetral, S/N, ao lado do Campus III da UFPA. Inscrições no link: https://www.eventbrite.com.br/e/hackeando-rios-tickets-27377792715.

Mais informações: ascom@fundacaoguama.org.br.

Texto: Juliane Frazão (Ascom PCT Guamá) com informações do Fab Lab Belém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *