Fab Lab Belém inaugura sede no PCT Guamá

adminNotícias1 Comment

Dar autonomia ao amazônida na construção do seu próprio mundo, democratizar o acesso a tecnologias e estimular a criatividade. Com este objetivo o Fab Lab Belém abriu as suas portas neste sábado, 11, no prédio Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. O laboratório integra a rede mundial de Fab Labs e vai atuar em três grandes frentes: fabricação digital, educação e desenvolvimento de projetos.

A inauguração contou com um ciclo de palestras, focadas em fabricação digital, economia criativa, cultura, música e interatividade eletrônica; feira maker, com a exposição de próteses artesanais e de fabricação digital do Laboratório de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (Uepa), de pedais de efeito e guitarra DIY (Faça-você-mesmo) e impressoras 3D; além de uma programação cultural com a participação de artistas como Lucas Estrela e Félix Robatto.

O nome Fab Lab vem da abreviação em inglês para o termo “Laboratório de Fabricação”. O Fab Lab Belém é um espaço maker, onde as pessoas podem desenvolver seus próprios equipamentos, máquinas, programas, objetos ou peças. Trata-se de um espaço para inovação e invenção com recursos de fabricação digital e tecnológicos. Ainda neste mês o espaço vai começar a oferecer os cursos “Modelagem 3D” e “Impressão 3D”.

“Não precisa ter uma formação específica para frequentar o espaço, o nosso objetivo é oferecer cursos com o objetivo de transferir conhecimentos para que as pessoas possam se apropriar dessas tecnologias. Teremos um dia por semana em que o laboratório será aberto à comunidade – ainda a ser definido – e, além disso, estamos muito interessados em trabalhar com as comunidades inseridas no entorno do parque tecnológico, nas áreas do Guamá e Terra Firme, inclusive ontem recebemos a notícia da aprovação do nosso primeiro projeto e vamos começar a trabalhar com realidade virtual nestas comunidades”, informou Thiago Kunz, diretor executivo do Fab Lab Belém.

A articulação para instalação do Fab Lab Belém no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá começou no segundo semestre de 2015, antes da entrega do prédio Espaço Inovação. “A parceria entre o PCT Guamá e o Fab Lab Belém surgiu quando identificamos o potencial e as oportunidades que o espaço é capaz de oferecer. O Fab Lab tem condições de ajudar empreendimentos que precisem desenvolver equipamentos com custos reduzidos, assim como desempenhar um papel educacional de estimular uma cultura que valoriza o conhecimento, e isto é completamente alinhado com o nosso objetivo”, ressaltou Antônio Abelém, diretor presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá.

O Fab Lab Belém foi fundado em 2013 e está inserido na rede mundial de Fab Labs. O espaço atua em rede para difundir o pensamento maker na Amazônia. Durante sua consolidação, destaca-se o intercâmbio de experiências com o Garagem Fab Lab – um dos mais ativos no Brasil, em São Paulo.

Mais informações: http://fablabbelem.org/ / (91) 3321-8900

Texto: Juliane Frazão, com informações do Fab Lab Belém

One Comment on “Fab Lab Belém inaugura sede no PCT Guamá”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *