PCT Guamá abre inscrições gratuitas para seminário de empreendedorismo e inovação

adminNotícias0 Comments

 

 

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2015, o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) promove o I Seminário de Empreendedorismo e Inovação do PCT Guamá, com o apoio do Governo do Estado do Pará por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa). O evento será realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na sede do parque tecnológico. Limitadas, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link.

 

O seminário tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da região amazônica, buscando a integração da academia, do mercado e da indústria. Em sua primeira edição, o evento reúne pesquisadores, laboratórios, empresários, estudantes e investidores para incentivar o debate sobre o empreendedorismo inovador e estimular o desenvolvimento de novos negócios.  

 

Programação – Na tarde do dia 16/11 o seminário traz as palestras “Inovação, competitividade e sustentabilidade no empreendedorismo”, com Alexandre Lerípio, “Crie soluções que seus clientes realmente desejam usando o Canvas da Proposta de Valor”, com Vindi Ideias e Inovação e “Gestão voltada para resultados”, com Márcio Viana. O primeiro dia do evento é encerrado com um encontro de negócios que reunirá startups, empresas de base tecnológica da região, laboratórios de P&D, investidores e instituições de ciência e tecnologia. Aberto ao público, o encontro tem o objetivo de reunir os diferentes agentes que integram o ambiente do empreendedorismo inovador da região metropolitana de Belém. “O encontro é ideal para quem está buscando networking qualificado, empreendedores e entusiastas são bem vindos para conversar com as empresas e instituições presentes”, esclarece Antônio Abelém, diretor presidente do Parque de C&T Guamá. 


No dia 17/11, o evento prossegue com as palestras “Valoração Tecnológica”, com Sheila de Souza Corrêa de Melo, “A importância do registro de marcas e patentes”, com Thaís Haber (Inove Amazônia Propriedade Intelectual) e “Sistema Produto-Serviço: competitividade e lucratividade nos negócios, com Antônio Erlindo. No período da tarde, o seminário é encerrado com o workshop “Conexão, Inovação e Negócios: uma abordagem colaborativa para um ambiente desafiador”, utilizando a metodologia LEGO® Serious Play®, com Adriana Lobo. O workshop promove uma reflexão sobre as demandas do atual ambiente de negócios e a relevância das ferramentas tecnológicas, abordagens de inovação e colaboração como aliados no desenvolvimento de soluções efetivas para empreendedores. Ao todo, serão oferecidas 100 vagas para o ciclo de palestras e 25 vagas para o workshop.

 

 

Sobre os palestrantes

 

Adriana Lobo Profissional com 15 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional em Consultoria e empresa multinacional de mineração, ocupando cargos executivos e  especialista. Graduada em Psicologia; MBA em Consultoria Organizacional; Formação em Coaching. Facilitadora certificada pela metodologia LEGO® Serious Play®. Diretora Executiva da Lúdika Gestão de Pessoas.


Antônio Erlindo – É mestre em Engenharia do Produto pela UFSC e realiza seu doutorado na área do Sistema Produto-Serviço pela UFSCar. É professor da Universidade do Estado do Pará nos cursos de Engª de Produção e Design, é consultor de empresas onde desenvolve projetos de serviços e de Sistemas Produto-Serviço (SPS). Possui diversos trabalhos publicados na área onde são relatados os benefícios e demais resultados alcançados com a implantação do SPS.

 

Alexandre Lerípio – Doutor em Engenharia de Produção, atua como diretor executivo da LCG Consultoria em Sustentabilidade e Gestão. É consultor em desenvolvimento de estratégias e metodologias voltadas à gestão da sustentabilidade e da responsabilidade social de organizações públicas e privadas. Atuou como Consultor em projetos na área de gestão em organizações como: Tractebel Energia, Furnas Centrais Elétricas, Sebrae Santa Catarina, Sebrae Pará, Sebrae Nacional e outras. Atuou como Instrutor em empresas como: Petrobras, Transpetro, Tractebel Energia, Furnas Centrais Elétricas, Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, Fundação do Meio Ambiente de Itajaí/SC e outras. Coordena a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental certificável pela norma NBR ISO 14.001:2004 na estação brasileira na Antártica (Est. Ant. Comandante Ferraz).

 

Márcio Viana –Mestre em Engenharia de Produção (UFSC) e Especialista em Qualidade e Produtividade (UFPA). Possui ampla experiência em implantação de projetos na área de gestão por desempenho e resultados. Atuou como consultor na área de gestão em empresas como: Votorantim Metais/SP, Tractebel Energia/SC, Embrapa Suínos e Aves/SC, SEARA Alimentos/SC, MASA da Amazônia/AM, Previsc Previdência/SC. Atua como auditor de sistemas e de produto, em âmbito nacional e internacional, pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade/SP.

 

Paul Marcel – Engenheiro ambiental e de segurança do trabalho, MBA em Gestão Empresarial e Especialista em Agenciamento da Inovação para a Pequena Empresa. Sócio da VINDI Ideias e Inovação (vindi2i.com.br), a primeira agência de empreendedorismo e marketing da Amazônia, desenvolve consultoria, assessoria e ações de educação nas áreas de empreendedorismo, marketing, design e inovação para empreendedores iniciantes, nascentes e maduros. Paul já foi mentor de eventos de startups como o Startup Weekend Change Makers, Hacking Code, Desafio Inove + e outros. É um dos criadores do evento #aSacada, que promove imersão no universo do empreendedorismo.

 

Sheila de Souza Corrêa de Melo – Analista de Propriedade Intelectual do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias que está vinculado à Chefia de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPA. Secretária Executiva do Comitê de Cooperação Internacional da Embrapa Amazônia Oriental e faz parte do Comitê Local de Propriedade Intelectual. Tem experiência nos seguintes temas: negociação contratual com ênfase em propriedade intelectual, acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado


Thaís Corrêa Haber – Advogada especialista em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual, foi assessora jurídica no Núcleo de Propriedade Intelectual do Centro Universitário do Pará (Cesupa) e atualmente é sócia e administradora da Inove Amazônia Propriedade Intelectual.

 

PCT Guamá – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Conta com aporte financeiro do Governo do Estado do Pará por meio da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).


Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, do Programa Redes, do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Pará (Cesupa), e do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec).

 

Serviço

I Seminário de Empreendedorismo e Inovação do PCT Guamá. 16 e 17 de novembro de 2015, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na sede do PCT Guamá – Campus da UFPA, próximo ao portão do MADAM. Inscrições gratuitas no link http://tinyurl.com/seminariopctguama

 

16/11/2015

17/11/2015

14h – 14h30: Credenciamento

14h30 – 14h45: Abertura

14h45 – 15h45: Inovação, competitividade e sustentabilidade no empreendedorismo – com Alexandre Lerípio

15h45 – 16h30: Crie soluções que seus clientes realmente desejam usando o Canvas da Proposta de Valor – com Vindi Ideias e Inovação

16h30 – 17h15: Gestão voltada para resultados – com Márcio Viana

17h15 – 18h15 – Encontro de Negócios e apresentação de pôsteres

8h – 9h: Credenciamento

9h – 10h: Valoração Tecnológica – Sheila de Souza Corrêa de Melo

10h – 11h: A importância do registro de marcas e patentes – Thaís Haber

11h – 12h: Sistema Produto-Serviço: competitividade e lucratividade nos negócios – Antônio Erlindo

12h – 12h15: Encerramento

 

14h – 14h30: Inovação aberta e o uso da rede i connect

14h30 – 17h: Workshop “Conexão, Inovação e Negócios: uma abordagem colaborativa para um ambiente desafiador”, utilizando a metodologia LEGO® Serious Play®

 

 

Mais informações

(91) 3321-8900 / ascom@fundacaoguama.org.br

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *