Startups com foco em empreendedorismo social são premiadas em Belém

adminNotícias0 Comments

 


Foto: Cristino Martins – Jornal O Liberal

Pay2Help, KdMeuMed e Rota do Lixo foram as startups premiadas no Startup Weekend Change Makers Belém – #SWCMBelem, evento que durante um final de semana intensivo reuniu líderes comunitários, profissionais e estudantes para criarem protótipos de empresas em apenas 54 horas. Focado no empreendedorismo social, o #SWCMBelem teve início na sexta-feira (24/4), dos 27 pitches apresentados, o público elegeu 8 ideias finalistas para definição e validação de problema e solução e elaboração do mínimo produto viável ao longo do final de semana.

 

No sábado (25/4), as equipes embarcaram no Barco Hacker, um projeto de cidadania, tecnologia e acesso à informação pelas ilhas e municípios da Amazônia para conhecer a realidade da comunidade ribeirinha da Ilha das Onças. A visita teve o propósito de validação de ideias e intercâmbio de experiências. No domingo (26/4), as equipes saíram a campo, validaram suas ideias, construíram seus modelos de negócios e elaboraram seu pitch final. Todo o processo foi acompanhado por mentores locais e nacionais.

 

O corpo de jurados foi composto por profissionais ligados ao empreendedorismo inovador: Maria Macário, Gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae Pará, Mauro Brito, Diretor da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações Regional Pará (SUCESU-PA), Leila Furtado, diretora da Agência de Inovação da UFPA (Universitec-UFPA), Manoel Viana, Gerente do BB Tecnologia e Serviços, Antônio Abelém, diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e Raphael Barbosa, gerente executivo de inovação e projetos do Instituto Senai de Inovação em tecnologias Minerais.

 

Primeiro lugar – A startup Pay 2 Help é uma plataforma online que conecta pessoas que necessitam de ajuda, doadores e parceiros econômicos. A startup validou seu modelo de negócio durante a visita do Barco Hacker à Ilha das Onças. Lá, os empreendedores conheceram o Seu Zé Maria, morador que não tinha condições de pagar as despesas médicas do filho. Sensibilizados pela causa, resolveram pensar em soluções para o problema e chegaram ao modelo de negócios da plataforma. 40% do valor da venda dos serviços ou produtos comercializados na plataforma vai para a resolução do problema, 10% fica para a plataforma e os outros 50% retornam para o anunciante. Para o evento, a equipe lançou a causa #euqueroajudaroze e, em apenas 3 horas de venda, arrecadaram R$ 860,00. Carla Bichara, integrante da Pay 2 Help afirma: “O Startup Weekend Belém Change Makers nos mostrou que é possível causar impacto positivo na sociedade conseguindo monetizar e dar sustentabilidade ao negócio”.

 

Segundo lugar – O KdMeuMed é plataforma de agenciamento de consultas médicas que une o médico ao cliente que não tem um plano de saúde e deseja pagar uma taxa mais acessível pela consulta. O preço da consulta é reduzido pois parte do valor renunciado pelo médico é revertido a um fundo criado para o atendimento das necessidades das comunidades que tem menos acesso à saúde. Em apenas um dia, a iniciativa fechou parceria com dois médicos e uma clínica que tem aproximadamente 30 consultórios. “Segundo os moradores, há dois anos a ilha está sem um médico. Toda vez que precisam se consultar com um especialista eles tem a necessidade de se locomover até Belém. Além de um negócio (monetizado por meio de comissões em cima das consultas agendadas), a plataforma seria uma forma de contribuir para a mudança deste panorama”, relata Danilo Souza, líder da equipe.

 

Terceiro lugar – O Rota do Lixo é um website que conecta pessoas que queiram reaproveitar o lixo produzido em casa a cooperativas e coletores de resíduos. Após o cadastro no site, a cada coleta realizada por meio da plataforma o usuário ganha créditos em estabelecimentos parceiros. “O nosso objetivo é incentivar a coleta de materiais e o trabalho desenvolvido pelas cooperativas nos bairros. Tivemos uma experiência muito intensa e em apenas um final de semana vimos na prática como fazer um plano de negócios, validar problemas e soluções e monetizar um negócio. Estamos ansiosos para continuar o desenvolvimento do nosso negócio”, afirma Pauleandro Silva Nunes, um dos integrantes do time.

 

Menção honrosa – A startup Jornal Nosso Bairro, idealizada por Sidney Almeida, líder comunitário da terra firme recebeu menção honrosa dos jurados. A proposta consite em um jornal mensal gratuito, com modelo propositivo e interativo sobre serviços disponíveis na região, memórias do bairro, oportunidade de empregos e ações propositivas que desenvolvam o empoderamento social da comunidade. A monetização fica a cargo dos anunciantes. “Aprendi muito sobre empreendedorismo no evento, vou aplicar os novos conhecimentos na associação do bairro. Criamos algo grandioso em apenas dois dias, agora vamos nos focar para colocar o projeto na rua“, afirma.

 

Premiação – Primeiro lugar: Empretec para todos os participantes da equipe, um planejamento de composto de mix de marketing digital e execução das campanhas e demais ações pela CoLab durante o primeiro mês, uma análise de desenho de estratégia de SEO pela Rapt (SP), mentoria do Luiz Candreva (ezPark), do PCT Guampa e assessoria de modelo de negócio da Vindi; Segundo lugar: Campanha de Facebook ads (sem custo de mídia incluso) estruturada pela CoLab e consultoria de marketing digiral acerca das demais ações já planejadas, assessoria de modelo de negócios pela Vindi e mentoria do PCT Guamá; Terceiro Lugar: Reestruturação de uma campanha criada pelo time, consultoria em marketing digital pela CoLab e assessoria de Modelo de Negócios pela Vindi e mentoria do PCT Guamá.

 

Startup Weekend Change Makers Belém – É uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto que tem a missão de inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países. Em Belém, o evento contou com a organização local de empreendedores da comunidade Açaí Valley, a co-organização institucional do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec / UFPA), a parceria institucional do Sistema FIEPA, o patrocínio do BB Tecnologia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Imerys, da Vindi e da Mutran Exportadora e apoio da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (FAV/UFPA), da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu-Pará), da Hiléia, do Barco Hacker, do Colab e da Pizz’up. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *