PCT Guamá e Banco da Amazônia apresentam oportunidades de acessos a recursos para tecnologia e inovação na região

adminSem categoria0 Comments



PCT Guamá e Banco da Amazônia apresentam oportunidades

de acessos a recursos para tecnologia e inovação na região 

         

Dezenas de empreendedores de negócios de base tecnológica acompanharam a formalização do Termo de Cooperação Técnica entre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e o Banco da Amazônia, na manhã desta quarta-feira (2/4), durante o evento Arena de Investimento em Inovação, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no PCT Guamá.



A parceria entre as duas instituições tem como objetivo unir esforços para viabilizar o acesso a recursos do Banco da Amazônia direcionados a investimentos em projetos de tecnologia e inovação como capital de giro para aquisição de equipamentos, máquinas, apoio a planos de marketing e de comercialização. “A cooperação do PCT Guamá com o Banco da Amazônia é positiva e estratégica porque tem como objetivo aprimorar o acesso das empresas de tecnologia e inovação a linhas de financiamento mais flexíveis específicas para o setor”, comenta Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá, que assinou o Termo de Cooperação Técnica junto ao presidente do Banco da Amazônia, Valmir Rossi. 



 O presidente do Banco da Amazônia também destacou a importância da interface com o parque paraense. “Esta aproximação com o PCT Guamá vai contribuir para oferecermos a mais empresas do setor linhas aderentes como o FNO Ciência, Tecnologia e Inovação e o programa Finep Inovacred. Precisamos trabalhar juntos para garantir que estas empresas desenvolvam seus negócios em nossa região”, declarou Rossi.   




 Depois da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, os empreendedores conheceram as oportunidades de apoio ao desenvolvimento de negócios inovadores nas áreas de captação de recursos e inteligência competitiva que serão disponibilizadas na unidade de negócios Guamá Business, apresentadas pelo diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Jorge Gomes Abelém, e pelo diretor administrativo-financeiro do PCT Guamá, Márcio Roberto do Carmo Pereira. “Observem o Guamá Business como uma iniciativa para fortalecer o movimento de empreendedorismo inovador no Pará. É uma oportunidade para avançarmos na consolidação de um ambiente de inovação mais efetivo e sinérgico no estado”, mencionou o diretor administrativo-financeiro do PCT Guamá.  


 Em conversa com os empreendedores, o gerente de Programas Governamentais do Banco da Amazônia, Oduval Lobato Neto, apresentou as linhas de financiamento nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, operacionalizadas pela instituição financeira, com destaque para o FNO Amazônia Sustentável nas linhas Ciência, Tecnologia e Inovação e o Finep Inovacred. “Temos boas oportunidades de financiamento para o setor com taxas competitivas e linhas de investimento para todos os segmentos, do pequeno ao grande empreendedor”, relatou Oduval Lobato Neto, que também esclareceu as dúvidas dos empreendedores sobre os processos para a solicitação do financiamento com o apoio do superintendente Luiz Euclides Feio, da Pará I;e do gerente de relacionamento de grandes clientes da agência Belém-Centro, Adeilton Freire dos Santos.


 

O evento Arena de Investimento em Inovação também contou com a participação do diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (UNIVERSITEC-UFPA), Gonzalo Enríquez, que reafirmou a necessidade de constantes ações de fomento como as realizadas pelo PCT Guamá. Na ocasião, os empreendedores também mostraram-se interessados em conhecer melhor as possibilidades de aprimorar a gestão inovadora de seus empreendimentos. “Este é um caminho positivo: unir esforços e desenvolver iniciativas em parceria para desenvolver o setor com mais rapidez em nossa região”, declarou Karan Valente, da Vindi Ideias e Inovação.  

 

 

 Sinergia – O PCT Guamá está em operação há três anos nos campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém (PA). Tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre  a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a UFRA e conta com o aporte financeiro da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa). 

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (UNIVERSITEC/UFPA), do Banco da Amazônia, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), da  Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).


 Texto: Solange Campos – ASCOM – PCT Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *