Consultoria de empresas austríacas prospecta oportunidades no PCT Guamá

adminSem categoria0 Comments

 

Consultoria de empresas austríacas prospecta oportunidades no PCT Guamá


Em visita ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), o Gerente de Cooperações Tecnológicas Matthias Erwin Kurz, representando o escritório Advantage Austria em São Paulo (SP), conheceu as oportunidades de negócios, cooperações técnicas e intercâmbios entre empresas de base tecnológicas do Pará com empreendimentos de outros países e mostrou interesse em avançar no relacionamento com o primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia. 

Recebido pelo diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém; e pela diretora de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Gisa Bassalo; Matthias relatou que está em visita à região norte para sondar e conhecer oportunidades de negócios e parcerias em áreas tecnológicas alinhadas às áreas das mais de 200 empresas austríacas em atuação hoje no Brasil, visando desenvolver projetos no setor. “Buscamos expandir o trabalho de interface entre o setor produtivo e a academia para além da região sudeste. Nosso foco são empresas de alta tecnologia. Realizamos rodadas de negócios e estamos abertos a apoiar o intercâmbio da tecnologia que é desenvolvida nesta região com as pesquisas desenvolvidas na Áustria”, comentou o Gerente de Cooperações Tecnológicas da Advantage Austria.  

Ao envolver mais de 110 escritórios em mais de 70 países, a Advantage Austria  oferece diversos serviços de desenvolvimento de inteligência e de negócios para empresas austríacas e seus parceiros de negócios internacionais, contribuindo para localizar fornecedores austríacos e parceiros de negócios. Anualmente, organiza mais de 1.000 eventos para viabilizar contatos de negócios em conjunto. Por meio dos escritórios da Advantage Austria, são intermediados contatos para empresas austríacas à procura de importadores, distribuidores ou agentes e viabilizados o fornecimento de informações detalhadas sobre a Áustria como um local para negócios e a assistência para entrar no mercado austríaco.

O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, apresentou as áreas de interesse prioritárias do parque paraense para negócios, cooperações técnicas e intercâmbio (biotecnologia, energia, tecnologia ambiental, tecnologia da informação e comunicação e tecnologia mineral), visando a internacionalização das empresas de base tecnológica local. “Estamos abertos a parcerias com as empresas austríacas.  Esperamos estreitar mais este relacionamento em breve e disponibilizamos o PCT Guamá para novos encontros neste caminho”, comentou Abelém. A diretora de Inovação da Secti, Gisa Bassalo, reforçou o interesse do governo do estado em apoiar iniciativas como a implantação de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, que estimulem a inovação na região.

Gerente de Cooperações Tecnológicas da Advantage Austria mencionou que as áreas foco do PCT Guamá estão alinhadas com os setores de empresas austríacas atendidas pelo escritório e convidou o parque tecnológico paraense a participar da edição 2013 da Exposição Internacional de Mineração (Exposibram), que ocorrerá no mês de setembro em Belo Horizonte (MG), pois um grupo de empresários da Áustria estará participando do evento. “Seria uma boa oportunidade para o PCT Guamá apresentar seus serviços e oportunidades para estes empresários”, comentou.

Inovação – O PCT Guamá tem o papel de estimular o empreendedorismo inovador e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e que sejam fortemente competitivos, visando contribuir com um modelo econômico orientado à inovação e ao desenvolvimento sustentável no Pará. Este parque tecnológico tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

 


Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *