PCT Guamá representa a Amazônia em workshop internacional da IASP no México

adminNotícias0 Comments

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá representou a Amazônia no workshop das divisões latino-americana e norte-americana da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), realizado na cidade de Monterrey, México, nos últimos dias 19, 20 e 21.

Rodrigo Quites Reis, diretor presidente da Fundação Guamá, organização social (OS) gestora do complexo, apresentou aos parceiros internacionais os desenvolvimentos do PCT e participou de atividades que aproximam a região de outros centros de inovação. O Tecnopuc do Rio Grande do Sul compôs a delegação brasileira que esteve com representantes do México, Equador, Peru, Estados Unidos e Canadá.

Durante o evento, discutiu-se a importância de se estabelecer metodologias para aferir o desempenho dos parques e demonstrar à sociedade o retorno dos investimentos feitos em áreas de ciência e tecnologia. Além disso, ressaltou-se a necessidade de parques do continente americano estabelecerem conexões com parques da Ásia, visando intercâmbios.

A troca de experiências sobre biotecnologia, sobretudo no desenvolvimento de remédios, e manufatura avançada, como a automobilística, foram destacados no evento. O encontro também serviu para promover o networking entre os participantes, fomentando a cooperação internacional e a criação de novas oportunidades de negócios.

Em 2024, o continente americano voltará a ter dois eventos regionais. Para a América Latina, o evento será em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o que demonstra a crescente importância dos parques de ciência e tecnologia do Brasil e a oportunidade para áreas de inovação do país se conectarem com outros parques internacionais. A América do Norte se reunirá em Hamilton, Canadá, no Parque Tecnológico da Universidade de McMaster.

Conexões nos Estados Unidos e Canadá – Após o México, Rodrigo Quites foi à Detroit, no Michigan, Estados Unidos, participar da 37ª Conferência Internacional sobre Incubação de Empresas (ICBI 37) da Associação Internacional de Negócios Inovadores (InBIA), de 23 a 26 de abril. Em seguida, no dia 28, estará em Waterloo, Ontário, Canadá, para conhecer ambientes de inovação e o Parque de Tecnologia e Pesquisa David Johnston, da Universidade de Waterloo.

O PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *