PCT e Fundação Guamá são convidados a compor a Coalizão pelo Impacto

adminNotícias0 Comments

Uma comitiva composta pelo Instituto Inovação em Cidadania Empresarial (ICE) e Instituto Humanize visitou o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) na manhã desta quinta-feira (4).

O grupo foi recebido pelo diretor-presidente da Fundação Guamá, gestora do PCT Guamá, Rodrigo Quites Reis, que foi convidado a compor o núcleo gestor do Coalizão pelo Impacto, que será lançado hoje em Belém.

Após seu lançamento nacional em Brasília e regionais em Fortaleza, Porto Alegre, Campinas e Paranaguá (PR), a Coalizão pelo Impacto chega ao Pará, sob coordenação do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, com o mesmo objetivo de potencializar o ecossistema de negócios de impacto local, considerando as particularidades da região. 

Até 2026, a Coalizão pelo Impacto aportará 29 milhões de reais para desenvolver simultaneamente, em parceria com organizações locais, seis Ecossistemas de Impacto em cidades das cinco regiões do Brasil.

Para alcançar seu objetivo, a iniciativa atuará em parceria com organizações que apoiam o empreendedorismo em Belém, como parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, hubs de negócios, instituições de Ensino Superior, entre outras.

“Nós aplaudimos essa iniciativa. Belém tem a responsabilidade de ser a representante na região amazônica. Recebemos o convite com entusiasmo e vamos buscar contribuir para que a Coalizão pelo Impacto tenha sucesso e reverbere em toda a região”, comenta Reis.

Fernanda Bombardi, gerente executiva do ICE e coordenadora da Coalizão pelo Impacto, explica que o convite é fundamental para que a tomada de decisão seja feita com precisão diante do que é prioridade para a região. “O PCT e a Fundação Guamá são muito relevantes no incentivo do ecossistema empreendedor e inovador na região, logo é importante contar com a expertise de quem conhece a realidade regional para podermos avançar com os objetivos da iniciativa com segurança”, diz Bombardi.

A gerente de Sustentabilidade do Instituto Humanize, Ana Carolina Szklo, destaca o fortalecimento do ecossistema de impacto com a inclusão de Belém. “A iniciativa busca fortalecer esse ecossistema em todo o Brasil a partir de seis localidades. Fizemos questão de trazer para Belém porque entendemos ser estratégico. Olhar para o bioma que compõe várias Amazônias e suas realidades é necessário. É a porta de entrada na Amazônia e que pode ser replicada em outras realidades, como outros países da América Latina que observam o Brasil e iniciativas desse porte e finalidade”.

A Coalizão pelo Impacto é correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Humanize, Instituto Helda Gerdau e Somos Um, com a parceria estratégica da Cosan, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil.

PCT Guamá

Resultante da parceria entre o Governo do Pará e as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA), o PCT Guamá foi o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.

Tem como principal objetivo, estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis, com maior valor agregado e fortemente competitivos.

Situado entre os campi da UFPA e a UFRA em Belém, o PCT Guamá apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como de empreendimentos nascentes (startups) e temporários.

Serviço

Evento de lançamento da Coalizão pelo Impacto em Belém.

Quando: quinta-feira, 4 de agosto.

Horário: 17h às 19h.

Local: Elephant Coworking – Av. Governador José Malcher, N° 153 (ao lado da academia Bodytech).

Acesse aqui para se inscrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *