Indústria do setor de bebidas se associa ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

adminNotícias0 Comments

Acesso a serviços tecnológicos e apoio no processo de exportação foram as facilidades que chamaram a atenção da Cerpa, indústria tradicional do setor de bebidas da região. O contato entre a indústria e o Parque teve início a partir da parceria firmada entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e o PCT Guamá para aproximar e atrair ao parque tecnológico empresas que investem em inovação.

O apoio à exportação será realizado por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), operado na região metropolitana de Belém pelo PCT Guamá. “A Cerpa está em um momento de prospecção de novos mercados. A partir das reuniões realizadas, identificamos que eles necessitam de auxílio na formulação da estratégia para o escoamento logístico de seus produtos, e é nesta frente que o PEIEX vai atuar com eles”, afirma Giselle Amaral, monitora do PEIEX em Belém.

A adesão ao PEIEX é gratuita. Aos participantes, são oferecidos diagnósticos da capacidade de exportação que apontam soluções para problemas técnico-gerenciais. Além de promover a cultura exportadora, o PEIEX tem o objetivo de incrementar a competitividade internacional das empresas brasileiras, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. Os interessados em participar podem entrar em contato com o núcleo regional do programa no e-mail peiex.monitor@fundacaoguama.org.br.

Além do apoio na qualificação para exportação, a Cerpa também vai formalizar associação ao Guamá Business, unidade de negócios do Parque que proporciona uma série de vantagens como o acesso a serviços de inteligência competitiva, interface com investidores e serviços tecnológicos oferecidos por laboratórios de P&D instalados no PCT Guamá.

“Associar-se à unidade de negócios do PCT Guamá é uma alternativa para que as empresas não instaladas fisicamente no Parque possam usufruir das vantagens competitivas oferecidas aqui. O Guamá Business é voltado para qualquer pessoa jurídica que tenha interesse nos serviços de tecnologia e inovação do PCT Guamá”, informa Milksom Campelo, coordenador de Atração e Consolidação de Investimentos do parque tecnológico.

Inicialmente, dentre o portfólio tecnológico oferecido, a Cerpa vai contratar serviços do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon). “Após um período conturbado, estamos passando por um processo constante de levante. Ao investir em tecnologia, conseguiremos reduzir os nossos custos e nos tornar mais competitivos”, avalia Renato Costa, gerente de marketing da Cerpa.

Sobre o PCT Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73 ha numa área cedida pela UFPA e pela UFRA, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Educação Técnica e Tecnológica (Sectet). O PCT Guamá abriga iniciativas como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon); o Laboratório de Alta Tensão; o Laboratório da Qualidade do Leite; e o Espaço Inovação, prédio que reúne laboratórios de ponta e empresas de base tecnológica.

Texto – Juliane Frazão (Ascom PCT Guamá)
Imagem – Reprodução Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *