Saiba como foi a primeira edição do Papo Exportação

adminPEIEX/Apex-Brasil0 Comments

O núcleo operacional Pará do Programa de Qualificação para Exportação, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (PEIEX/Apex-Brasil), realizou nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, a primeira edição do Papo Exportação, evento de capacitação coletiva que vai tratar sobre diferentes temáticas ligadas ao comércio exterior. A ação foi facilitada por Erich Imbiriba, da Amazon Traders, e contou com a participação de cerca de 50 empresários.

Sob a temática como prospectar um mercado para exportação e como se relacionar com compradores internacionais, o facilitador abordou assuntos como: quais pontos considerar na hora de exportar; como ser achado pelos clientes internacionais; requisitos básicos para se inserir no mercado; diferença entre exportação direta e indireta; certificados religiosos; apresentação do complexo industrial e portuário da região; e fluxograma básico da exportação.

Segundo Erich Imbiriba, um conselho para quem está começando é “procure algum órgão governamental, universidade ou instituições especializadas, como é o caso do PCT Guamá com o PEIEX, primeiro para entender se a sua empresa se adequa e se o produto tem perfil exportador. Após, é necessário montar um plano de negócio e de marketing internacional. A partir destas etapas, o empresário pode buscar consultorias especializadas para atingir os seus objetivos”, afirmou.

O Papo Exportação será realizado periodicamente, nas três cidades de abrangência do programa: Belém, Marabá e Santarém. A monitora do PEIEX no Pará, Lucélia Gester, destaca que a ação, além de uma oportunidade de capacitação, se caracteriza como um momento de networking qualificado. “Hoje criamos a oportunidade das empresas atendidas pelo programa se conhecerem. Fizemos demonstrações e degustações de produtos e já percebemos um movimento de geração de negócios entre elas. Além disso, com a fala do especialista, o empresário pôde ver que que é possível acessar o mercado externo, desde que o empresário esteja organizado”, afirmou a monitora.

Para a empresária Samila Seki, da Sekiama Alimentos, a aproximação com o PEIEX é uma oportunidade de crescimento. “Estamos em um nível interestadual de atuação, esse é o meu primeiro contato de verdade com um evento de exportação, estamos começando a trabalhar com o PEIEX e eu tenho muita credibilidade de que agora eu consiga ter uma noção de como iniciar o processo de exportação. Estou na esperança de que vá dar tudo certo ainda esse ano”, destacou a empresária.

O empresário José Fernandes, do Papel da Amazônia, viu no PEIEX uma oportunidade de fortalecimento e diversificação de negócios. “Pode ser uma oportunidade muito boa de acessar novos mercados e de melhorar, inclusive, o nosso próprio produto, agregando mais valor para a empresa. Hoje trabalhamos com mercado local e nacional, mas acredito que o nosso produto pode ser interessante pra exportação”, afirmou.

Próximos encontros – A segunda edição do Papo Exportação, em Belém, será no dia 13 de março, das 8h às 11h, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, com Bernardo Magalhães, da Libra Design. Serão abordados os temas “como preparar folder e site para exportação” e “como fazer adequação de embalagem”. As inscrições podem ser realizadas no linkhttp://bit.ly/papo_exportacao_2

A primeira edição de Santarém será realizada no dia 25 de março, das 8h às 11h, no auditório do Sebrae (Av. Rui Barbosa, 378 – Centro), com Lucélia Gester. Os temas serão “como prospectar um mercado para exportação” e “como se relacionar com comprador internacional”. Inscrições no link: http://bit.ly/papo_exportacao_stm_1

Sobre a Apex-Brasil e o PEIEX – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. O Programa de Qualificação para Exportação é implementado em todas as regiões do país, por meio de instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. São os parceiros da Apex-Brasil que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação das empresas.

No Pará, desde 2016 o programa é executado pela Fundação Guamá, OS responsável pela gestão do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Em dezembro de 2018, além da região metropolitana de Belém, o programa passou a atender as cidades de Marabá e Santarém, podendo ser estendido a um raio de até 100 km dos polos. A metodologia foi renovada, sendo direcionada mais para a prática da exportação.

Sobre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Resultante da parceria entre as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Governo do Pará, o PCT Guamá foi o primeiro e permanece como único parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.

Tem como principal objetivo, estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Com uma área de 72 mil metros quadrados, reúne atualmente 15 centros e laboratórios tecnológicos, 34 empresas, 18 startups e 4 instituições, ligados  principalmente às áreas estratégicas de atuação, que são Biotecnologia; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Energia; Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral.

Situado entre a UFPA e a UFRA, apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como de empreendimentos nascentes (startups) e temporários.

Serviço –  Papo Exportação #2 – Belém, dia 13 de março, das 8h às 11h, no auditório do Espaço Empreendedor, Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Av. Perimetral, km 01, S/N. Inscrições: http://bit.ly/papo_exportacao_2. Mais informações: (91) 3321-8900

Papo Exportação #1 – Santarém, dia 25 de março, das 8h às 11, no auditório do Sebrae, Av. Rui Barbosa, 378 – Centro. Inscrições: http://bit.ly/papo_exportacao_stm_1. Informações adicionais: (93) 3523-1820

Texto: Juliane Frazão – Ascom Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *