Prorrogado prazo para inscrição em edital de incubadora da UFPA

adminNotícias0 Comments

Foram prorrogadas até 31 de outubro as inscrições para o Edital 2014 do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica, da Universitec (PIEBT), a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (UFPA) – uma das mais relevantes incubadoras da região Norte. São treze vagas para empreendimentos a serem incubados. As inscrições podem ser realizadas pelo site da Universitec.

A novidade do edital deste ano é o destaque para as empresas que mais se adequem às demandas do setor industrial do Pará. “Nosso edital foi moldado para atrair empresas que atuem em áreas de interesse direto da indústria do estado, em função de um acordo com a Fiepa, que apontou as áreas e principais segmentos”, detalhou Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec, a respeito do novo formato da seleção a partir da parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), que busca transferir as tecnologias desenvolvidas pelas empresas incubadas para o setor da indústria.

O Programa oferece apoio técnico e gerencial para a criação e/ou desenvolvimento de empresas que utilizam tecnologia como um dos seus principais insumos, com enfoque não exclusivo, porém preferencial, nas áreas de Produtos Naturais (alimentos, cosméticos, perfumaria e fitoterápicos), Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, Tecnologia Mineral, Design, Energia e outras atividades da indústria de transformação.

Do total de treze vagas disponíveis no edital, três correspondem à categoria Residente (com base fixa em módulo na Incubadora) e dez à categoria Associada (sem base fixa na Incubadora, mas beneficiada pela rede de produtos e serviços do PIEBT). As empresas incubadas também serão contempladas pelas práticas resultantes do Termo de Cooperação Técnica e Intercâmbio Científico e Tecnológico estabelecido entre o PIEBT/Universitec e o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), que prevê a realização de ações conjuntas para o desenvolvimento de pesquisa e extensão em projetos, atividades e ações de cooperação, visando atividades de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia, que objetivem a geração de produtos e processos inovadores.

O empreendedorismo é um dos principais fomentadores da inovação técnica, do emprego, da produtividade e, consequentemente, do crescimento econômico do país, como apontam pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010). O Brasil ocupa, atualmente, a terceira posição no ranking de países com o maior número de empreendedores – ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. “Tudo isso revela o potencial que temos para identificar boas oportunidades de negócio, a inquietação perante os problemas e a busca pela independência financeira – interesses que cada vez mais alcançam as novas gerações”, destaca Iara Neves, coordenadora do PIEBT.

ResultadosEm 2014, cinco dos 15 selecionados no edital Tecnova/Fapespa foram empresas incubadas pelo PIEBT. O edital tem como objetivo incentivar a criação de produtos e processos inovadores para o desenvolvimento de setores econômicos estratégicos. “O desempenho das nossas incubadas, que concorreram com mais de cem empresas de todo o estado, reforça o papel do PIEBT de fomentar empreendedores competitivos, ou seja, capazes de desenvolver oportunidades para seus próprios negócios”, frisa Iara. “O PIEBT busca incentivar o surgimento de projetos inovadores consistentes, liderados por pesquisadores com habilidades empreendedoras e, portanto, com maiores chances de sucesso. Seria como as iniciativas das categorias de base do futebol que formam os craques”, frisa Leila Furtado, assessora de Empreendedorismo do PIEBT.

Atualmente no PIEBT, onze novos produtos são desenvolvidos por sete empresas integrantes. A cada projeto incubado, são oferecidas ferramentas, consultorias, acompanhamento e ambiente propício para desenvolvimento de novas ideias e processos criativos.

ServiçoInscrições para o Edital 2014 da PIEBT pelo site da Universitec. Informações: PIEBT/ Universitec (91) 3201-8022 e pelo email piebt@ufpa.br.

Texto: ASCOM-Universitec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *