Visita Internacional: Empreendedorismo inovador e modelos de parques tecnológicos foram temas durante o encontro.

adminNotícias0 Comments

Professor Miguel Torres, pesquisador chileno da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, ligada à Organização das Nações Unidas (Cepal-UNO), foi recebido pelo diretor do PCT Guamá, Rodrigo Quites, na manhã desta sexta-feira, 30. A visita estava entre os compromissos na agenda em Belém. “Como parte final dessa missão estou tendo o prazer de estar aqui no Parque Tecnológico do Guamá, conhecendo as oportunidades do parque e também satisfazendo meu interesse de conhecer distintas experiências em termos de políticas tecnológicas. Portanto essa conversa com Rodrigo Quites tem sido muito reveladora para mim, eu acho que o espaço realiza uma atividade muito relevante para o desenvolvimento econômico e social da região”, declara.

O empreendedorismo inovador e os modelos de parques tecnológicos latinos americanos, foram temas conversados durante o encontro. “O Chile não tem parque conectado à IASP, não tem esse modelo de desenvolvimento, então ele está prospectando isso em nome do governo chileno. A ideia e levar esse nosso exemplo de parque tecnológico para discussão e implantação em Santiago, obviamente voltado a temática regional. Então essa conversa foi para entender qual seria uma solução adequada para o contexto do Chile”, comenta diretor Rodrigo.

O pesquisador também conheceu as instalações do Laboratório de Tecnologia Supercrítica, LABTECS, que realiza análises e serviços tecnológicos com fluidos supercríticos demandados pelos setores acadêmico e industrial. O laboratório utiliza metodologias com bases cientificas para desenvolver, aplicar e avaliar a qualidade dos produtos direcionados à indústria. Para o diretor do PCT, a visita ao espaço ocorreu de maneira oportuna por ser um laboratório que tem conexão com as empresas do parque, um laboratório que presta serviços.

Além da visita ao PCT Guamá, a agenda do pesquisador em Belém envolveu ainda a participação em evento para estreitar as relações de pesquisa entre a Cepal e os Departamentos de Economia e Administração do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará, e ainda fortalecer seus programas de pós-graduação. Três aulas foram realizadas para o público no instituto, além de uma palestra sobre perspectivas econômicas e sociais para o Chile e o Brasil.

Sobre o pesquisador

Miguel Torres é economista formado pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade do Chile. Já atuou como assessor regional da Secretaria Executiva da Cepal. Desde setembro de 2008, é editor chefe da Revista Cepal, publicação das Nações Unidas, como foco em trabalhos acadêmicos ligados à macroeconomia, e desenvolvimento econômico.

Ascom Fundação Guamá com informações da Ascom UFPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *