Delegada da agência espanhola de inovação prospecta parcerias no PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

Nesta segunda (07), o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá recebeu a visita da delegada no Brasil da Agência Espanhola de Inovação (CDTI), Maria del Pilar de Miguel Ortega. A instituição é ligada ao Ministério de Ciência, Inovação da Espanha, responsável por financiar e apoiar projetos inovadores no âmbito nacional e internacional.
Ortega foi recepcionada na sede da Fundação Guamá pelo diretor presidente da instituição, Rodrigo Quites, acompanhado do representante da regional Norte da ApexBrasil, Essio Lanfredi, e da equipe do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), iniciativa da ApexBrasil realizada no Pará e no Amapá em parceria com a Fundação Guamá.
O objetivo da visita foi a prospecção de parcerias para oportunidades do CDTI que serão lançadas em breve. Além de conhecer as frentes de atuação da Fundação Guamá e o modelo de governança do Parque de C&T, Ortega visitou alguns dos laboratórios instalados. No LOA, o Laboratório de Óleos da Amazônia da UFPA instalado no Espaço Inovação, o pesquisador Emmerson Costa apresentou estudos e produtos ligados à bioeconomia. No Núcleo de P&D em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE/UFPA), foram apresentadas tecnologias de automação capazes de atender diferentes setores produtivos, a exemplo do sensor voltado à irrigação de açaizais de terra firme.
A visita foi finalizada no Centro Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA/UFPA), onde Ortega conferiu as frentes de pesquisa e desenvolvimento focadas no açaí e no cacau.
“O Pará tem muito potencial de riqueza. O objetivo da minha visita é prospectar parcerias de colaboração entre a Espanha e o Estado em projetos de pesquisa e desenvolvimento. É importante que as pessoas que estão envolvidas nesse universo científico conheçam a existência dessa possibilidade de apoio por parte da Espanha”, afirmou Pilar Ortega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *