PCT Guamá faz conexão com centros de inovação da Europa e América do Sul

adminNotícias0 Comments

O PCT Guamá é membro do IASP, maior ecossistema de inovação do mundo

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá criou canais de cooperação com centros de inovação da Europa e América do Sul em busca de prospecção de suas iniciativas. Em setembro, o complexo foi visitado por Miguel Torres, pesquisador chileno da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, ligada à Organização das Nações Unidas (Cepal-ONU), e, em outubro, por Pilar Ortega, delegada no Brasil da Agência Espanhola de Inovação (CDTI), enquanto visitou a ZEDE Del Litoral, em Guayaquil, Equador. Os contatos fazem parte da estratégia da Fundação Guamá, organização gestora do Parque, em estabelecer parcerias que viabilizem oportunidades ao complexo, seus residentes e associados.

Torres cumpriu agenda em Belém em nome do governo chileno. Visitou o PCT Guamá para conhecer suas instalações, política de desenvolvimento e iniciativas para levar seu modelo à discussão em Santiago, Chile. O país pretende incluir suas zonas tecnológicas à Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP).

Por sua vez, a delegada do CDTI conheceu o Laboratório de Tecnologia Supercrítica (LABTECS), que manipula compostos e desenvolve produtos a partir de matérias-primas; A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), que possui seu escritório regional Norte sediado no PCT Guamá e é responsável pelo financiamento e gestão de projetos no Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre; e no escritório de inovação do Banco do Estado do Pará (Banpará) localizado no PCT Guamá, onde foi apresentada ao BioinovaTech, programa estratégico destinado a promover a inovação como meio para o avanço acelerado e sustentável da Amazônia.

“Os projetos que vi têm potencial, em especial o LABTECS, que apresentou uma boa maturidade para alcançar colaboração. O interesse que o professor Raul Carvalho demonstrou em internacionalizar é fundamental para otimizar a produção e alcançar novos níveis de escala, qualidade e diversidade de produto. É preciso continuar investindo em pesquisa, sobretudo na Amazônia, que nos mostra um futuro promissor em desenvolvimento sustentável”, afirmou Ortega.

O LABTECS despertou o interesse do CDTI espanhol. Foto: Bruno Cecim / Agência Pará

Em viagem de interesse particular ao Equador, o diretor presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, aproveitou a oportunidade para visitar a Zona Econômica Especial ZEDE del Litoral, em Guayaquil. Na instituição as áreas de indústrias, logística, transferência e desagregação de tecnologia são os focos do ecossistema. O encontro foi uma busca de cooperação em projetos afins.

“Foi a primeira oportunidade de visitarmos um parque tecnológico após a entrada do PCT Guamá como membro efetivo da Associação Internacional dos Parques, a  IASP. A ZEDE del Litoral também é membro da IASP, e pude conhecer seus projetos de apoio a grandes empreendimentos inovadores equatorianos nas áreas de alimentos e produção de equipamentos eletrônicos. Identificamos oportunidades de cooperação principalmente relacionadas com a exploração de recursos naturais e as cadeias de mineração e petróleo que estão se estabelecendo na região amazônica do Equador”, comenta Quites.

Para o presidente da ZEDE del litoral, Sérgio Flores, “encontros como este abrem uma série de oportunidades para cooperação e negócios entre os parques tecnológicos da América Latina, já que o intercâmbio científico é muito importante para pensar em parcerias em diversas áreas de atuação na Amazônia, como a farmacêutica, biotecnológica e mineral, por exemplo”.

Referência na tríplice fronteira amazônica

O PCT Guamá, representado pelo diretor presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, fez a conferência de abertura do Workshop Internacional do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões (PaCTAS), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Benjamin Constant, Amazonas, na última semana de outubro.

A conferência “Parque de Ciência e Tecnologia Guamá: um instrumento do desenvolvimento econômico sustentável do estado do Pará” apresentou a experiência do PCT desde sua implantação sobre o empreendedorismo e inovação na Amazônia.

O evento foi organizado pela equipe do Projeto de Implementação do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões da UFAM, que pretende implantar um complexo na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru e que tem o PCT Guamá como referência.

Membro da IASP

Em 2022 o PCT Guamá se tornou membro da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), organização não governamental independente, sem fins lucrativos, líder de ecossistemas de inovação em todo o mundo. Conta com 350 membros e mais de 115 mil empresas em 78 países. A IASP possui status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e é responsável por coordenar uma rede de gestores de parques de ciência, tecnologia e pesquisa, e distritos de inovação, com o intuito de potencializar novos negócios a membros e suas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *